Com trama para eleger presidente da Câmara de Plácido, romance entre PSDB e FPA é coisa de novela

Saldo de 60 mortes

As sessenta mortes registradas em rebeliões no Estado do Amazonas, fruto das brigas de facções no interior dos presídios serve de alerta para o sistema de segurança pública do Acre. Reflete o estrangulamento desse setor e perda do Estado – que considera tudo normal – na briga contra o crime organizado.

PMs mortos

Depois de divulgar a morte de 342 pessoas no Acre, ontem foi revelado que cinco policiais militares foram assassinados no Estado. A maioria deles envolvido com fatos das organizações criminosas chamadas de facções. Um dado que assusta a sociedade.

Debate na oposição

Esta coluna acabou pautando um bom debate entre lideranças da oposição com relação à fidelidade partidária. Ainda ecoa nas redes sociais a postura dos vereadores do PSDB, Clézio Moreira e Célio Gadelha, que votaram na chapa da Frente Popular do Acre e ajudaram a eleger o Pastor Manuel Marcos (PRB) presidente da Câmara Municipal de Rio Branco.

Bocalom abriu o verbo

Até o presidente do Democratas (DEM), o velho combatente Tião Bocalom se manifestou, questionou através das redes sociais, em quem a oposição deve confiar, uma vez que, vereadores se elegem com siglas oposicionistas e já no primeiro ato votam com a situação.

Consultoria

Bocalom resolveu dedicar seu Facebook no início do ano, para fazer consultorias aos gestores, com base, segundo ele, em sua experiência como vereador no Paraná e prefeito na cidade de Acrelândia no Acre.

Sobrou para o PP

No empurra-empurra, sobrou até para o Partido Progressista, que, em tese, nada tinha a ver com a eleição em Rio Branco, mas vem declarando guerra contra aliados nas cidades de Senador Guiomard (o PP elegeu o presidente da Câmara) e Plácido de Castro (onde se aliou com o PT contra Gedeon).

Sem liderança

A grande verdade é que as oposições ainda estão sem nenhuma liderança, praticando o caminho do beco escuro da política, aquele em que é cada um por si e Deus por todos. Os números já demonstraram que isso não funciona e que tal postura só leva à derrota, mesmo em um momento em que o PT – que governa o Estado – está desgastado politicamente.

Elevar o debate

Ou os partidos elevam esse debate, profissionalizam suas ações ou estarão caminhando para mais uma derrota ano que vem. Como está, percebe-se claramente que estão sem foco, sem planejamento, suas lideranças pensando unicamente em seus umbigos, projetos pessoais, longe do que vem das ruas.

Exemplo vizinho

O novo prefeito de Porto Velho, Dr. Hildon Chaves (PSDB), declarou nesta segunda-feira (2) que vai abrir mão do salário enquanto for prefeito do município, até 2020. Conforme o prefeito, o salário líquido dele, de R$ 21 mil , será destinado a entidades sociais. O anúncio foi realizado no fim da tarde, após uma reunião com os novos vereadores e secretários para cortar gastos e acelerar os processos municipais.

Sem reformas

Interessante como nas badaladas solenidades de posse dos 22 prefeitos do Acre não se viu ninguém falar em reforma política. Com exceção de Kiefer Cavalcante e Ilderlei Cordeiro, os demais não enxugaram folha, não anunciaram corte de gastos, pelo contrário, ignoraram as recomendações do Tribunal de Contas do Estado com relação a aumento de salários.

Cinco secretários

O prefeito de Feijó, Kiefer Cavalcante, nomeou apenas cinco secretários, cargos essenciais para tocar durante três meses a gestão pública. A ordem é cortar gastos, capitalizar os cofres públicos e garantir obras emergenciais, entre elas tapar os buracos das principais ruas da cidade.

Repatriação

É bom avisar aos prefeitos que acham que estão nadando em dinheiro que essa foi a última parcela dos recursos de repatriação e que nos meses seguintes tudo volta ao normal com os repasses apenas do Fundo de Participação dos Municípios. Ainda assim, se planejar bem, dá para fazer diferença no início de mandato.

 

Enquanto isso…

A Justiça do Rio de Janeiro concedeu habeas corpus em favor de um casal que cultiva plantação de maconha em casa para fins medicinais. A medida foi autorizada pela juíza Gisele Guida de Faria, da 41ª Vara Criminal da Comarca da capital, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

O documento

O habeas corpus foi deferido em favor de Margarete Santos de Brito e de Marcos Lins Langenbach e teve por objetivo impedir que as Polícias Federal e Civil venham a praticar qualquer ato contra a liberdade do casal relacionado ao cultivo e processamento doméstico da planta da maconha, utilizada para fins medicinais, voltados para o tratamento da filha, que sofre de uma doença rara e depende do extrato da folha da erva para amenizar os efeitos da doença.

Apagão

Nos Estados Unidos todos os voos foram cancelados em função de um apagão no sistema dos aeroportos. Isso não é só coisa de primeiro mundo, o voo 1799 da Gol Linhas Aéreas, de Cruzeiro do Sul, com destino a Brasília(DF) faria uma escala em Rio Branco nesta segunda-feira (2) às 00:15, mas foi cancelado por motivos meteorológicos e somente depois de mais de quatro horas de espera os passageiros foram informados que deveriam remarcar suas passagens para os dias 4 ou 6 de janeiro.

Bem relacionada

A diplomação foi prestigiada pelo senador Gladson Cameli (PP) e a posse pelo senador Sérgio Petecão (PSD). A prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, volta ao cargo muito bem relacionada, tem tudo para fazer uma boa gestão.

Ramo empresarial

O vereador Fabiano Oliveira lançou convite nas redes sociais para a inauguração de um ponto de café da manhã e almoço no bairro do Bosque. Ele não diz se é ou não o proprietário, mas deve seguir o mesmo destino de quem substituiu na Câmara de Vereadores, o Juracy Nogueira, que passou a se dedicar a missão empresarial.

Leandro voltou

O superintende da Federação do Comércio no Acre, Leandro Domingos voltou com a língua afiada. Ao se pronunciar nas redes sociais acerca da falta de compromisso de gestores, ele afirmou que o grande mal da administração seria a falta de compromisso da maior parte [dos gestores] e a corrupção entranhada em todos os poderes.

Opinião

“Se os recursos arrecadados fossem devidamente aplicados no interesse da sociedade, o Brasil seria um dos mais poderosos do mundo”, afirmou Leandro Domingos, acreditando que, caso todos os setores funcionassem de forma correta, o país caminharia para um rumo diferente do que se está vendo atualmente.

Oposição “verdadeira”

Em Plácido de Castro, vereadores denunciam que deputados de oposição e situação estão fazendo “negócio” para conseguir o maior número de presidência nas câmaras municipais pelo estado.

Mesmo dizendo ser quem faz o verdadeiro papel de oposição, o deputado Major Rocha (PSDB) não para de fazer acordos com a Frente Popular. A esta coluna um vereador denunciou que o deputado estaria se aliando ao PCdoB para eleger um vereador desse partido para o cargo de presidente da Câmara Municipal de Plácido de Castro.

Essa aliança entre deputados de oposição e situação não agradou aos vereadores daquele município e o clima deve esquentar durante a votação que ocorre nesta terça-feira (3). Há ainda rumores que este acordo não foi só no interior, o tucano também estaria envolvido em negociações para as eleições da mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Branco.

PUBLICIDADE