
Fie´s carregam estátua de São Sebastião/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet
Ícone de várias expressões artísticas e religiosas, São Sebastião teria sido um soldado que serviu o exército romano por volta do ano de 283 d.C. De acordo com atos apócrifos, atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, sua intenção na caserna era abrandar o coração dos cristãos, que na época estariam enfraquecidos diante de tantas torturas.
Nomeado para a Guarda Pretoriana (guarda pessoal) dos imperadores Diocleciano e Maximiano, Sebastião não ficou muito tempo no cargo, sendo condenado a morrer perfurado por flechas por volta de 286 d.C., acusado de ter uma conduta branda com os cristãos. Sebastião se tornou santo padroeiro de várias cidades do Brasil. No Acre, é venerado em quatro municípios: Xapuri, Epitaciolândia, Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima.

Milhares de pessoas passam pela igreja de São Sebastião para pagar promessas, rezar e acender velas/Foto: Wania Pinheiro/ConntilNet
A cidade onde o evento em nome do Santo mais reúne fiéis é em Xapuri. Este ano, segundo os organizadores, cerca de 15 mil pessoas estiveram na cidade do interior do Acre acompanhando a imagem do santo em uma procissão que reúne milhares de fiéis de vários municípios e até de outros Estados.

Carla: “Festa religiosa com cunho cultural muito forte”
De acordo com o blogueiro Raimary Cardoso, a festa de São Sebastião foi iniciada no dia 6 de agosto de 1902, quando um grupo de cem pessoas saiu em procissão pelas ruas de Xapuri, que ainda era um vilarejo, dando início a uma das mais importantes manifestações religiosas e culturais do Acre.
A presidente da fundação Elias Mansour, Karla Martins, que esteve em Xapuri nesta sexta-feira (20), disse que o evento é uma festa religiosa com um cunho cultural muito forte. “Este ano esteve muito organizada, os ambulantes satisfeitos com o espaço cedido pela prefeitura e o número de participantes teve um aumento significante”, destacou a presidente.
O projeto Jamaxi Cultural, criado pela Fundação Elias Mansour, que tem como objetivo levar a cultura para todos os municípios do Estado e locais distantes da Capital, esteve presente em Xapuri neste fim de semana: “Esta é uma forma de fazer com que a população do interior também tenha acesso à cultura”, comenta Karla.
A vice-governadora do Acre, Nazaré Araújo, também participou da festa e acompanhou a procissão de São Sebastião juntamente com o prefeito Bira Vasconcelos e outras autoridades do governo estadual que estiveram em Xapuri neste fim de semana para prestigiar a festa do padroeiro da cidade.
“A festa faz parte da nossa história”, diz moradora
Dayse Salim Pinheiro de Lima, de 83 anos, estava emocionada ao ver a procissão sair da igreja de São Sebastião: “Se eu não vier não tem graça. Tenho que estar aqui todos os anos porque esta festa faz parte da nossa história”, diz.

Idosos participam do evento e elogiam organização/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet
Junto com Dayse, o idoso Francisco Vicente da Silva, de 77 anos, conta que participa do evento desde o tempo de sua mãe e avó. “Eu vinha com elas todos os anos pagar promessas e participar dos festejos. Era muito bom”, lembra.
Para Iracy Barbosa Gomes, de 81 anos, a festa de São Sebastião em Xapuri é um dos eventos mais importantes do Brasil. “Aqui vem gente de todos os lugares. Apesar das dificuldades de hoje em dia, a festa esta continua sendo muito boa”, elogia.
O pequeno Ramon Pinheiro do Nascimento foi até a estátua do santo pedir por sua saúde. Ele quebrou um dos braços recentemente e diz que acredita que São Sebastião vai lhe ajudar na cura: “Quero que ele cure meu braço e que ajude também a todas as pessoas que estão com algum problema de saúde”, disse Ramon.

Ramon acredita que São Sebastião cure seu braço/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet
Sentada em um cruzeiro rodeado de velas, a aposentada Francisca Menezes de Souza, de 85 anos, disse à ContilNet que estava pagando uma promessa: Este santo já fez muitos milagres na minha vida, por isso todos os anos venho aqui agradecer por tudo o que ele já vez e ainda faz por mim e pela minha família”.
Muitos ambulantes que instalaram barracas na praça em frente à igreja de São Sebastião elogiaram a organização do evento. Um deles, João Eduardo, de 24 anos, disse que vendeu muitas cuias de tacacá. Outro ambulante, Francisco Feijó, de 42 anos, estava feliz com a venda de biscoites caseiros. “O movimento está muito bom, espero que amanhã eu consiga vender o restante dos meus produtos”.
História e fé se unem em uma das maiores manifestações religiosas do Acre
Por Raymary Cardoso
Seis meses antes que Plácido de Castro tomasse Xapuri, que até então se chamava Mariscal Sucre, controlada pelos bolivianos, no dia 6 de agosto de 1902, dando início à Revolução Acreana, um grupo de cem pessoas saiu em procissão pelas ruas do vilarejo. Começava assim uma das mais importantes manifestações religiosas do Acre: a festa de São Sebastião, o santo padroeiro de Xapuri.

Vice-governador e prefeito Bira Vasconceles participaram da festa que reuniu cerca de 15 mil pessoas em Xapuri/Foto: Gleylson MIranda/ANA
Não existem registros documentais das origens da procissão de São Sebastião na cidade. As informações são baseadas em depoimentos de pessoas da época, que foram sendo repassadas às novas gerações. A História conta que a imagem do santo chegou a Xapuri em 1912, vinda da Itália. Antes de ser embarcada para o Brasil a imagem foi saudada pelo poeta e escritor Gabrielle D’Annunzio, autor do livro “O Martírio de São Sebastião”.
No decorrer de 112 anos de realização ininterrupta, a festa do santo padroeiro de Xapuri cresceu e extrapolou a esfera religiosa. Os dias de janeiro que antecedem a data da grande procissão são marcados pela chegada de uma grande multidão de romeiros, turistas e comerciantes à cidade que, por vezes, triplica o número de habitantes da zona urbana.
