Ícone do site ContilNet Notícias

“É preciso evitar as mortes de mães e bebês na maternidade”, diz Angelim ao viabilizar R$ 699 mil em recursos

Por ASSESSORIA

Angelim é ex-prefeito da capital/Foto: reprodução

Com o propósito de contribuir, por meio do mandato parlamentar, para a redução da morbimortalidade materna e infantil no Acre, o deputado federal Raimundo Angelim (PT-AC) viabilizou a liberação de R$ 699 mil no Ministério da Saúde para investimentos na Maternidade Bárbara Heliodora, a maior do estado e referência para o alto risco.

Os recursos são de emenda parlamentar de autoria do deputado Angelim e deverão ser destinados a aquisição de equipamentos e melhorias no ambiente e estrutura física para qualificação do cuidado com mulher e com a criança.

“A gravidez e o parto sãos uns dos momentos mais sublimes da vida da mulher, por isso garantir a elas o direito a um acompanhamento adequado, respeitoso e humanizado é uma das formas, talvez a mais importante, de se evitar a morte materna e infantil. Com esses recursos espero colaborar para que o estado tenha condições de cumprir seu papel de oferecer às mães e aos bebês assistência de qualidade por meio da Saúde Pública, na nossa maternidade”, justifica o deputado.

“Ainda temos um grande desafio pela frente, mas com ações como esta creio ser possível mudarmos essa realidade”, disse o deputado

A redução da morbimortalidade materna e infantil é o principal objetivo da Rede Cegonha, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e que consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, desde o pré-natal ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

Considerando que os indicadores de mortalidade materna e infantil no Brasil ainda são elevados, principalmente em relação aos países mais desenvolvidos, e que o País assumiu o compromisso internacional de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil em todos os estados brasileiros.

“Ainda temos um grande desafio pela frente, mas com ações como esta creio ser possível mudarmos essa realidade e assegurar a vida de milhares de mulheres e de crianças”, concluiu Angelim.

Sair da versão mobile