A 1ª chamada do novo edital do programa ‘Mais Médicos’, que prioriza candidatos com CRM do Brasil, preencheu 100% das vagas no Estado do Acre, todas as 11 ofertadas. Pela primeira vez, além da reposição de rotina, foram disponibilizadas vagas antes ocupadas por profissionais da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Em todo o país foram 1.378 vagas preenchidas em 636 localidades representando 99% do total disponibilizado neste edital.
Neste novo edital disponibilizado pelo Ministério da Saúde, foi realizada a permuta de localidade, o que permite alocar os candidatos nas cidades de sua preferência e, assim, aumentar a sua participação e fixação no Programa. Os profissionais puderam escolher quatro localidades de preferência e foram distribuídos conforme critérios de classificação constantes no edital, como detenção de título de especialista e experiência na área de Saúde da Família. Entre os inscritos, 91% conseguiram ser alocados em sua primeira opção de localidade,
“Estamos dando passos importantes para uma mudança de perfil do Programa, e a alta adesão dos brasileiros é essencial para isso. Neste edital, já ofertamos a médicos nacionais mais de 900 vagas antes ocupadas por profissionais cubanos. Isso mostra que será possível ir cada vez mais aumentando a presença do brasileiro, que é a nossa prioridade”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
Pelos próximos anos, o Governo Federal pretender substituir 4 mil médicos cooperados por médicos brasileiros, reduzindo de 11,4 mil para 7,4 mil participantes cubanos. Municípios de quase todas as unidades federadas conseguiram preencher todas as vagas Somente Amazonas (1), Goiás (1), Pará (1), Rio de Janeiro (3) e Rio Grande do Sul (6) não preencheram todas as vagas.
Os médicos deverão confirmar o interesse nas vagas, apresentando-se aos municípios. Daí então devem ser validados no sistema do Programa até o dia 31 de janeiro, para que estes iniciem as atividades nas unidades básicas a partir do dia 1° de fevereiro. A homologação dos profissionais, com confirmação de início das atividades, deve ser realizada pelas prefeituras entre 1° e 3 de fevereiro.
Com informações da Agência Brasil.
