Em tempos de crise, prefeito de Assis Brasil busca recursos para resolver problemas estruturais do município

A grave situação herdada na prefeitura de Assis Brasil, com problemas estruturais e financeiros, tem levado o atual prefeito, Antônio Barbosa de Sousa, o Zum (PSDB), a uma verdadeira peregrinação junto aos órgãos públicos e com os parlamentares federais. A luta do gestor é para viabilizar recursos e parcerias para tirar o município da situação atual.

Imprimindo um ritmo acelerado nas ações de governo, Zum tem estado constantemente em Rio Branco, em visita em busca de parcerias junto aos órgãos federais e de controle buscando viabilizar melhorias em áreas especificas como Educação, Infraestrutura, Saúde, Habitação e Segurança Pública.

Incra: capacitação rural e cessão de imóveis

No início desta semana, Zum reuniu-se com o Superintendente do Incra, Eduardo Ribeiro, com quem discutiu o uso da estrutura do Centro de Desenvolvimento Rural localizado na comunidade da Bacia. No local existe um centro de treinamento e uma casa de farinha comunitária, estrutura fundamental para o treinamento de produtores rurais e cursos de capacitação.

“A reunião com o Superintendente foi muito proveitosa porque podemos colocar os assuntos do município em pauta. Outro ponto discutido foi a necessidade de fazermos a solicitação de bens móveis e imóveis do Incra, pois há a possibilidade de serem disponibilizados ao município. Estas ações podem nos ajudar bastante,” disse o Prefeito.

No encontro foi tratada também a questão fundiária do seringal Paraguaçu, “Nossa intenção é deixar tudo legalizado para podermos fazer adesões ao Programa Terra Legal, que é um programa de regularização fundiária coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA),” comentou Zum.

Defesa Civil: um coordenador para o município

A pauta do encontro foi a solicitação da nomeação de um coordenador municipal da Defesa Civil/Foto: Assessoria

O prefeito também esteve reunido foi com o Coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Batista, e com o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado (CBMAC), coronel Roney. A pauta do encontro foi a solicitação da nomeação de um coordenador municipal da Defesa Civil.
A justificativa para a solicitação se deu em função do coordenador da Defesa Civil ser o responsável pelas ações em resposta a eventos em caso de emergências ou desastres, mas que necessita receber uma capacitação para atuar no município em conformidade com o programa estadual.

Amac: engenheiro mecânico e regularização urbana

Para buscar solução imediata para os problemas mecânicos dos equipamentos pesados de Assis Brasil, Zum solicitou ao presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Marcus Alexandre, o envio de um engenheiro mecânico para avaliar as máquinas da prefeitura.

Foi solicitado ainda um técnico na área de tributos para auxiliar a implantar as zonas de cobrança, regulamentação e cálculos da cobrança do IPTU, cadastramento imobiliário e a implantação do sistema de notas eletrônicas. O pedido foi prontamente atendido. “Além disso, discutimos com o corpo técnico da Amac sobre as prioridades em projetos para o município”, informou Zum.

Doação de veículos e máquinas pesadas

“Também estive no Ministério da Agricultura, meu órgão de 37 anos de Trabalho, com o superintendente Francisco Luziel. Depois de visitar vários bens móveis, formalizados o pedido para cessão de três veículos, sendo duas camionetes 4×4 e um carro de passeio”, informou Zum.

O prefeito disse ter solicitado ainda a cessão de uma máquina escavadeira, do tipo “PC”. Esta se encontra em Manuel Urbano e será trazida para Rio Branco, onde será feita uma revisão e, em seguida, enviada para Assis Brasil. Aproveitando o momento, o prefeito ainda solicitou outros bens móveis e mobiliários.

Destravando o concurso

O prefeito de Assis Brasil esteve também em audiência no Tribunal de Justiça do Estado do Acre, onde se reuniu com o desembargador Júnior Alberto. A pauta foi o concurso público à espera de decisão do Tribunal. “O Desembargador me garantiu celeridade no rito processual e disse que no máximo em três meses deverá ter o processo julgado, tendo se colocado à disposição, ele e a assessoria, para dirimir quaisquer dúvidas”, relatou o prefeito.

Capacitação de mão de obra

“Em busca de ampliar a capacitação de mão de obra, estivemos reunidos com o supervisor de Unidade de Operação do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), Luís Andre Oliveira da Silva. Nossa luta é para firmarmos um convênio entre as instituições para atender com estágio remunerado os estudantes do Ensino Médio regular ou profissionalizante, também para universitários do município”.

O prefeito destacou ainda estar lutando para que seja oferecido ao menos 40 cursos profissionalizantes a custo zero. Estas capacitações serão oferecidas aos estagiários, tanto do Ensino Médio quanto Superior.

Recuperação da BR-317 pelo Dnit

O prefeito buscou parceria com o Dnit/Foto: Assessoria

“Formalizamos junto ao diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Acre, Thiago Caetano, o pedido para uma operação emergencial para consertar os buracos na BR-317 no trecho entre Brasileia e Assis Brasil, mais precisamente do km 75 até a chegada de nossa cidade, inclusive dentro do pátio do posto Alfandegário, construção da rotatória e a retirada de uma depressão entre o posto e a Ponte Brasil/Peru,” enfatizou o prefeito.

Com informações da Assessoria de Comunicação de Assis Brasil.

PUBLICIDADE