ContilNet Notícias

Equipe prepara dossiê da BR-364 em ofensiva aos “queridinhos” do Palácio Rio Branco

Por REDAÇÃO CONTILNET

Pirotecnia

Enquanto autoridades do sistema de Segurança Pública posam para as câmeras afirmando que estão reforçando o policiamento ostensivo na capital e falando em informações integradas, o Sistema Integrado de Gerenciamento Operacional (Sigo) está fora do ar por falta de pagamento, ou seja, pura pirotecnia, uma marca da gestão petista no Acre.

Frase do dia

“Não adianta se construir apenas presídios e manter a juventude abandonada”, dita pelo padre e coordenador da Pastoral Carcerária, Massimo Lombardi. O sacerdote tem toda razão, reproduz o que a coluna vem alertando e falando há tempos. O homem não é nada além daquilo que a Educação faz dele.

Saldo vermelho

Enquanto o secretário de segurança vai para frente da TV falar em medidas antigas tomadas ano passado, como contratação de militares da reserva para combater o crime organizado, a matança continua nos bairros de Rio Branco. Em uma semana já se foram 15 jovens vítimas de execuções.

Enquanto isso…

Em meio a esse cenário de execuções que atinge parte da juventude do Estado do Acre, o governador Tião Viana pegou uma equipe de assessores e viajou para aprimorar seu Inglês nos Estados Unidos. Em outras palavras, diz ao povo que o elegeu: I don’t care! (Tô nem ai)

Fronteiras abertas

No que compete ao Governo Federal também tem descaso como sinônimo, as fronteiras estão abertas e sem monitoramento. O fato é que pouco adianta apertar o cerco aos traficantes dentro dos presídios, se não houver um trabalho ostensivo de combate ao tráfico na fronteira com países como Bolívia e Peru.

Plantão inexistente

Geralmente, no recesso parlamentar uma comissão de deputados ou vereadores fica de plantão, antenada aos assuntos do Estado e município. Isso foi o que não se viu até o momento em que a violência assola em todo o Acre. A nova ofensiva das facções são os prédios públicos em detrimento à colocação em regime diferenciado de 44 líderes dos comandos.

Atendimento

Até a manhã desta segunda-feira (9) ninguém foi avisado se vai ou não ter atendimento normal no prédio da defensoria pública alvo da ação de facções criminosas no fim de semana. Meteram bala e deixaram uma cartinha ameaçadora. Mais um aviso à cúpula de Segurança Pública comandada pelo Emylson.

CPI foi por água abaixo

Não se sabe ainda o que aconteceu com o deputado Luiz Gonzaga, que propôs a criação da CPI da BR-364 e simplesmente silenciou. Exemplo de que a minoria deve ser respeitada já foi evidenciado por decisões do Judiciário. Falta o que mesmo deputado?

Transtornos

Anos depois do não concluso projeto de pavimentar todas as ruas do Estado do Acre, o programa ‘Ruas do Povo’ continua causando transtornos à população. Moradores da rua Iolanda Lima, na Baixada da Sobral, passaram o fim de semana encalhados com água batendo à porta. Falta escoamento.

Ajuda federal

O Governo do Amazonas pediu ao Ministério da Justiça o apoio da Força Nacional de Segurança Pública para enfrentar a crise no sistema penitenciário. A solicitação de reforço de pessoal e equipamentos foi realizada por meio de ofício do governador José Melo ao ministro Alexandre de Moraes, nesse domingo (8). Segundo o Ministério da Justiça e Cidadania informou, o ministro já autorizou ajuda federal para a área de segurança aos Estados do Amazonas, de Rondônia e Mato Grosso.

Olha o leão bonzinho

A partir das 9 horas desta segunda-feira (9), estará disponível para consulta o lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. Ele contempla restituições residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2016, informou a Receita Federal.

Dinheiro na conta

O crédito bancário para 177.539 contribuintes será realizado no dia 16 deste mês, totalizando R$ 370 milhões. Desse total, R$ 6,768 milhões serão destinados a contribuintes idosos (21.130) e com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (2.232).

Agora vai

A Embrapa publicou o Plano Estadual de Desenvolvimento do Bambu. O documento deve nortear a parte tecnológica do produto que promete alavancar a economia do Estado. Será? Fala-se há tempos sobre essa cadeia produtiva e pouca coisa saiu do papel!

Ação fiscalizadora

A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) inicia nesta segunda-feira (9) a ‘Operação Passa a Régua’. A ação de fiscalização erá realizada nas livrarias e papelarias de Rio Branco.

O que prevê a lei

O Procon deve vistoriar se os produtos estão precificados devidamente, como prevê a lei. A fiscalização visa evitar que a legislação seja descumprida e os consumidores não sejam prejudicados com ofertas e propagandas enganosas ou vendas casadas. Em caso de constatação de práticas abusivas, o estabelecimento comercial será autuado.

Boa música no ar

Para conter um pouco esse astral de violência, dizem que quem canta seus males espanta, o cantor e compositor Sérgio Souto deu umas “palhinhas” no Acre. Neste fim de semana ele esteve ao lado do cantor acreano Franklin Pinheiro. Aí não deu outra, boa música, bom papo e muitas gargalhadas ao som de violão e música de barzinho. A empresária e jornalista Wânia Pinheiro registrou tudo.

Sérgio Souto aproveitou para dar uma palhinha aos amigos /Foto: Wânia Pinheiro da ContilNet

Caixa preta da BR-364

Uma equipe de assessores prepara um dossiê dos contratos e licitações feitas pelo governo do Acre na BR-364. O documento terá vários desdobramentos e servirá de ofensiva a parlamentares escalados pelo Palácio Rio Branco contra o Governo Federal, após o DNIT assumir a manutenção dos trechos.

Após anos de investimento BR-364 problemas na BR-364 ainda não foram solucionados /Foto: ContilNet

Se o supervisor do DNIT no Acre, Thiago Caetano, resolver abrir a boca deve sobrar pra muita gente. Aliás, quais são os resultados dos levantamentos feitos por uma comissão que veio de Brasília para vistoriar as obras e constatou a necessidade de reconstrução da rodovia?

Sair da versão mobile