25 de abril de 2024

Governo do Acre estaria utilizando programa Guardião para monitorar opositores do PT

Na cola do inimigo

“O guardião continua sendo usado para ouvir opositores do governo”, garante um oficial da Polícia Militar à coluna. O militar só pediu para que seu nome não seja revelado para evitar polêmica política. “Não sou político, não sou candidato a nada e seu assumir uma declaração desta vão dizer que tenho interesse político”, afirmou.

Segundo o Google, o Sistema Guardião realiza monitoramento de voz e dados

Só inimigos

Ainda segundo o oficial, o guardião já “viveu” várias fases desde que foi adquirido e no momento estaria praticamente desativado, servindo apenas para ouvir inimigos do PT no Acre. “Seria melhor ouvir as facções”, sugere o militar.

Monitoramento

Segundo o Google, o Sistema Guardião realiza monitoramento de voz e dados e oferece recursos avançados de análise de áudio e identificação de locutores. Esse aparelho foi adquirido pelo Governo do Acre ainda no governo Jorge Viana.

Assunto encerrado

“Evandro, o prefeito Marcus Alexandre (PT) já se manifestou sobre assunto. Obrigado!”. Resposta da professora Socorro Neri (PSB), vice-prefeita de Rio Branco, a meu pedido de entrevista e depois de saber qual assunto, a eleição na Amac.

Sem confrontos

Em uma tentativa de evitar confronto com a prefeitura da capital, que mantém as maiores despesas da Amac, a nova presidente, Marilete Vitorino (PSD), prefeita de Tarauacá, deve manter a mesma estrutura de pessoal.

Debate antecipado

Tião Flores (PSB), prefeito de Epitaciolândia, pediu esses dias para que ninguém antecipe o debate sobre a eleição de 2018, para evitar que as prefeituras mudem o foco da crise. “Temos tanta coisa para resolver em nossos municípios, razão pela qual não vale a pena antecipar esse debate. Eu não falo sobre a eleição 2018”, afirma.

Presidente do Solidariedade no Acre,, Marcia Bittar /Foto: ContilNet

Festa do Solidariedade

Marcia Bittar, nova presidente do Solidariedade, deve promover uma grande festa em Rio Branco com a presença do presidente nacional da sigla, deputado Paulinho da Força. Como parte da agenda, um ato de filiações importantes.

O Marcio é prioridade

Perguntada se pretende disputar as eleições em 2018, Marcia Bittar responde sempre a mesma coisa: “A prioridade é a candidatura do Marcio”. Ele se refere a Marcio Bittar, seu marido, que pretende disputar o Senado ano que vem.

Liberalismo

O empresário Fernando Lages é outro acreano interessado pelo liberalismo. Ele já está, inclusive, dando palestras sobre o assunto. O liberalismo prega exatamente o oposto da esquerda.

Inconfiável

“Voto de aluno e de crente é o que mais quebra”, diz o ex-vereador Fabiano Oliveira (PP).

Marisa Galvão passou por um procedimento cirúrgico rápido e passa bem /Foto: Reprodução

Cirurgia rápida

Marfisa Galvão, primeira-suplente de deputado federal da oposição, foi submetida a uma cirurgia em caráter de urgência, mas já está bem, e em casa. Marfisa é mulher do senador Sérgio Petecão (PSD), mas é um dos nomes queridos da oposição. Tem luz própria.

Só trabalho não rola

Outro ex-vereador que anda decepcionado com o eleitor é o Fernando Martins (PCdoB). Empresário do ramo de limpeza, Martins achava que se reelegeria por ter “trabalhado muito” como parlamentar.

Sala de imprensa

Mudou bastante a sala de imprensa da Câmara Municipal de Rio Branco. O novo presidente da casa, vereador Manuel Marcus (PRB), criou um espaço novo a aconchegante para os repórteres. “Ao invés de se esconder da imprensa, quero que a imprensa venha ‘pra’ cá”, diz ele.

Terminou uma fase

Encerrou neste domingo uma fase interessante vivida por advogados militantes no Acre com a morte de Elias Antunes, o “Careca”. Ele foi o campeão de porta de delegacias. Foi talvez o maior. Deixará uma lacuna no Direito.

Retorno

Meu colega jornalista Régis Paiva comenta que o empresário Sérgio Barros está se movimentando novamente no cenário político, de onde se afastou há 15 anos. Ele está percorrendo o Estado e tem ouvido constantes pedidos para voltar à política. É um nome qualificado.

Fale conosco

Pelo e-mail [email protected] ou pelo celular 99922-2118 você pode fazer reclamações aqui pela coluna. E também ser informado sobre negócio de terras no Acre.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost