Ícone do site ContilNet Notícias

“O nepotismo está disfarçado. Fiscalização precisa abrir os olhos pra certas nomeações no Acre”, alerta colunista

Por WILIANDRO DERZE, PARA CONTILNET

Nomeação depois do concurso

Depois de ter feito o concurso para a contração dos seus assessores parlamentares, o vereador Emerson Jarude, do PSL, partido que integra a Frente Popular, nomeou mais uma pessoa. O conhecido Willi Viana das Neves Neto agora faz parte do gabinete do vereador de Rio Branco. A aproximação do assessor e assessorado não se discute, pois a escolha é do parlamentar. Se as aproximações existem é por conta da afinidade política também.

Agora a duplicação sai

A sonhada duplicação da estrada das Placas/Custódio Freire com extensão de 1.560 metros agora deve sair. Nesta quarta-feira (25) o Diário Oficial trouxe a publicação da autorização concedida pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) para a realização da obra. O documento tem validade de quatro anos. O prefeito Marcus Alexandre (PT) terá um prazo significativo para concluir o projeto de duplicação.

Esperar para ver

Os trabalhos de duplicação estão autorizados a partir da rotatória da avenida Getúlio Vargas passando também pela rua Flaviano Melo e seguindo a estrada das Placas/Custódio Freire. A obra aguardada há tempos terá papel fundamental para a parte alta da cidade. Os moradores da região terão vários benefícios.

Estrada Transacreana

Beneficiando o agricultor

O prefeito de Rio Branco também recebeu a autorização do Imac para realizar a duplicação da estrada Transacreana. Esta autorização tem um prazo de dois anos. Os agricultores da região terão mais segurança com a efetivação da obra, afinal é uma estrada de muitas curvas, e uma duplicação é essencial para garantir uma maior segurança.

Eleição da Amac

A eleição da Associação do Municípios do Acre (Amac) será realizada na tarde desta sexta-feira (27) e fontes informaram que o senador Gladson Cameli (PP) oferecerá um café da manhã aos prefeitos da oposição para tentar garantir os votos ao prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderley Cordeiro (PMDB). Mas falta Gladson entender que os prefeitos do PMDB chamaram o prefeito de Rio Branco para compor uma chapa. E se nem alguns prefeitos de municípios estratégicos apoiam Ilderlei, imagina os demais.

Não é disputa eleitoral

O que se precisa entender é que a presidência da Amac não deve ser tratada como concorrência política partidária, mas sim técnica, com o objetivo de apoiar as prefeituras do interior. Se a instituição criar situações de disputas eleitorais pode acabar como a Associação dos Prefeitos do Acre (Apa), sem credibilidade para falar em nome dos municípios do Estado.

Exclusivamente para apoiar os municípios

A eleição precisa criar pontos técnicos para serem debatidos. Encontrando esses fatores, pode ser que nem seja o prefeito da Capital o presidente. Mas não se tornará uma disputa meramente política, como querem transformar neste momento. Seja Ilderlei ou Marcus, a política dentro da Amac deve ser exclusivamente apoio aos municípios, sem qualquer tipo de bandeira partidária.

Nepotismo: uma palavra presente

Os órgãos de fiscalização deveriam analisar o nepotismo cruzado que vem acontecendo em alguns setores. O Diário Oficial mostra claramente a nomeação cruzada em cargos extremamente relevantes. Mas a coluna fica de olho em tudo e as autoridades do Ministério Público e Judiciário também devem começar a analisar essas nomeações.

Orientem esse vereador

Alguém precisa orientar o presidente da Câmara de Vereadores de Senador Guiomard a diferença entre audiência pública e sessão do Legislativo. O parlamentar parece que anda meio perdido.

O vereador de Senador Guiomard, Celso Oliveira (PSDB)

O filho do pobre também quer ser PRF

O vereador de Senador Guiomard, Celso Oliveira (PSDB), que é policial Rodoviário Federal, criticou o prefeito André Maia (PSDB) por fazer uma parceria que beneficiará diversos jovens do município com as aulas de pré-concurso. Alguém também avise a esse parlamentar que não é somente ele que deseja passar em um concurso público não. O filho do pobre também quer ter oportunidade.

Parabéns pela nomeação

A coluna deseja uma boa sorte ao senhor Roberto Barros Júnior, que exercerá o cargo de Chefe da Área Técnica de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde. Esperamos que os trabalhos sejam realizados de forma efetiva e em relação às políticas de atendimento à saúde bucal.

Sair da versão mobile