ContilNet Notícias

Pimenta: “Apagado na Aleac, deputado brilha mais que o próprio sol nas praias de Natal”

Por REDAÇÃO CONTILNET

Os podres começam aparecer

Primeira quinzena de janeiro revela os podres das gestões públicas que deixaram a cadeira em dezembro. Em Mâncio Lima, por exemplo, segundo a secretaria de finanças, o ex-prefeito Cledson Rocha não pagava o INSS desde 2015. A dívida chega a quase um milhão e meio.

Penalizado

Com isso, o repasse do dia 10, do Fundo de Participação dos Municípios fica retido na fonte. Segundo o novo prefeito, Isaac Lima, todo o planejamento feito para os primeiros 30 dias estão sendo revistos, porque na transição a situação com o INSS não foi repassada.

Rendendo

Em Senador Guiomard continua rendendo a pendenga da folha de dezembro. O prefeito André Maia vem fazendo um esforço com sua equipe econômica para anunciar como irá cumprir suas obrigações com o servidor público, tudo indica que o déficit será parcelado. É uma saída honrosa.

Em menos de 30 dias

O primeiro mês nem terminou e já tem prefeito vendo o tamanho da bronca que terá pela frente. Encarar o orçamento mensal com retenção de recursos na fonte é uma experiência nova dos prefeitos que assumiram a partir de 2012. Quem tem dívidas com a receita ou INSS e FGTS vem comendo o pão que o diabo amargou.

Números

Por falar em números, 29 mortes brutais já foram registradas em 15 dias na capital. São quase duas mortes por dia, um dado assustador. Rio Branco nunca esteve tão violenta. Todavia, mesmo as estatísticas mostrando que é fora dos presídios que a guerra acontece, nenhum plano é anunciado pelo secretário de Segurança, Emylson Farias.

Informando

O advogado Ednei Muniz – que é um excelente jornalista investigativo – mostra com todas as letras em sua página de Facebook que a Central Integrada de Alternativas Penais, transformada em política pública pelo Governo Federal após explosões de motim nas prisões do país, no Acre, já tinha convênio assinado desde o dia 30 de dezembro de 2015.

Questionando

O advogado quer saber porque o convênio não recebeu um centavo do Governo Federal. Faltou impulso das autoridades locais ou faltou interesse do Ministério da Justiça? “Com a palavra, a presidente do TJ e a governadora em exercício”, cobra o defensor. O valor do convênio é de R$ 1,7 milhão, com R$ 300 mil de contrapartida.

Magoado

O deputado federal Léo de Brito ficou magoado com o que afirma ter sido orquestrado pela oposição, a ideia de que o governador Tião Viana tenha ido aos Estados Unidos, junto com uma caravana, aprimorar o Inglês. Não terá sido falta de competência de sua assessoria de informar o conteúdo da missão?

PTB em baixa

O vice-prefeito de Capixaba, Joãozinho, que se elegeu pelo PTB, com menos de 30 dias no mandato já deixou a sigla e foi para o PMDB de Flaviano Melo. Na foto de filiação ele aparece ao lado do deputado Chagas Romão e do deputado e presidente da sigla no Acre, Flaviano. O PTB fez dobradinhas com o PP nas últimas eleições.

Sem momo na cidade

Em mais um ano consecutivo, a maior festa do Brasil, o Carnaval, não terá edição patrocinada pelo Governo do Estado. O motivo: falta de caixa, crise, e por ai vai… A prefeitura deverá, a exemplo do ano passado, apoiar as festas nos bairros.

O camarada Moisés

Moises completou neste fim de semana a viagem pela BR-364 de Rio Branco a Cruzeiro do Sul. Depois de deixar o buzão em Tarauacá, ele foi até a terra dos Moas de caminhonete. Fez fotos, mostrou buracos, conversou com agricultores, mas não falou nada sobre os recursos investidos pelo governo na rodovia nas últimas décadas.

O óbvio

O fato de questionar apenas a falta de manutenção na rodovia – uma realidade vista a olho nu – tem rendido ao comunista uma série de críticas pelas redes sociais. Os internautas talvez não entendam que, como suplente, Moises tem que ficar bem caladinho, se não perde a boquinha em Brasília.

Bárbara Bruna foi vítima de uma acidente fluvial neste domingo /Foto: Reprodução

Sistema rabecão

Pode ser que agora, depois de uma vítima fatal, a jovem Bárbara Bruna, a prática de esportes com jet ski seja mais fiscalizada no Rio Acre, na região da Gameleira. Motoristas de lanchas e de Jet ski circulam livremente sem nenhuma fiscalização, muitos ingerindo bebida alcoólica. Deu no que deu. Como no Acre tudo só funciona no sistema rabecão, agora vai!

 

A luta continua

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), professora Rosana Nascimento, informou à coluna estar o sindicato atento para a necessidade dos municípios atualizarem o salário pago aos profissionais do magistério. Ela informou que somente o município de Rio Branco reajusta automaticamente e nos demais é preciso pressão e luta.

Ações organizadas

26 mortos, esse é o resultado oficial da rebelião – causada por uma briga entre integrantes de facções criminosas rivais que cumprem pena na unidade – que aconteceu no pavilhão 4 da penitenciária de Rio Grande do Norte, quando detentos do pavilhão 5, que são mantidos separados, escaparam e deram início ao confronto.

Em Curitiba

Pelo menos dois presos morreram e 28 fugiram da Penitenciária Estadual de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, na madrugada de domingo (15). Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária, os internos escaparam após uma explosão que abriu um buraco no muro da unidade.

Em Belo Horizonte

Dez detentos fugiram do Presídio Regional de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na madrugada deste domingo (15). O 48º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais está atuando nas buscas pelos fugitivos, mas até às 16h20 nenhum deles havia sido localizado. A fuga aconteceu por volta das 3h. Não há registro de mortos ou feridos. Também não houve rebelião no presídio.

Enquanto isso…

O coronel Roney disse que não foi enganado pela empresa que deu diplomas falsos para mais de 200 alunos concludentes da “formação” de Bombeiro Civil. A empresa Life Acre foi descredenciada e agora nenhuma está habilitada para desenvolver a habilitação. Fiquem atentos, tem anúncio de novo curso na área.

Deputado sumiu

E não foi somente o senhor Almerito, que segundo o Corpo de Bombeiros saiu da cidade. Um deputado petista que lhe prestou total apoio também deu silêncio como resposta à denúncia feita por alunos que se sentiram lesados no curso por falsa habilitação do instrutor. Essa pendenga ainda vai longe.

Deputado André Vale ao lado da esposa nas praias de Natal /Foto: Arquivo pessoal

Minuto de fama

O deputado André Vale pode até não ter aparecido na mídia por falta de uma atuação mais firme na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre, mas vem fazendo um sucesso nas praias de Natal, onde ele mesmo fez questão de exibir toda a sua beleza ao lado da esposa no famoso Morro do Careca. A self vem dando o que falar pelas redes sociais.

Sair da versão mobile