O Estado que mais prende
O Acre continua sendo o Estado que mais prende, porém é o que mais empurra problemas relacionados ao sistema carcerário com a barriga. Em dois anos criou pouco mais de 100 vagas em sua capacidade carcerária, enquanto que o número de presos ultrapassou os 5 mil.
Emylson tardou em assumir a existência do crime organizado /Foto: Reprodução
Discutindo sexo dos anjos
Uma reunião foi convocada às pressas pelo Ministério Público Estadual nesta sexta-feira (6) pela manhã e movimentou o subsolo da Secretaria de Segurança Pública do Estado, porém, na prática as autoridades decidiram aumentar o efetivo de controle e fiscalização do sistema.
Descobrindo santos
Ou seja, aumentam o número de policiais dentro dos presídios e falta efetivo nas ruas para controlar as ordens que partem de celulares que estão nas celas em poder dos traficantes e representantes de facções. Minha mãe chama isso de cobrir um santo e descobrir outro.
Enxugando gelo
Há muito tempo que o sistema de segurança pública do estado vem enxugando gelo quando o assunto é o sistema carcerário. O secretário Emylson Farias demorou quase uma eternidade para aceitar a existência de facções no Estado, negou como Pedro a Jesus, até o último instante. Tampou o sol com a peneira.
No Juruá
Em Cruzeiro do Sul, por exemplo, o número de mortes violentas aumentou em 80%. Foram 18 homicídios em 2016, contra 10 no ano anterior. A Policia Civil trabalha para elucidar ainda quatro crimes.
Enquanto isso…
Corre à boca miúda dentro do Tribunal de Justiça do Estado a informação de que a presidência vai descontar dias de uma Gratificação (GAR) que é aferida a partir de metas cumpridas pelo servidor público. O sindicalista Isaac Ronalti não acredita que a ideia que ele classifica de “esdrúxula” tenha partido da desembargadora Cezarinete Angelim.
CNJ acionado
Segundo o sindicalista, em caso de confirmação do “boato” será facilmente sanado em procedimento de Controle Administrativo no CNJ. “Chato isso para o final de gestão da desembargadora Cezarinete Angelim!” Observou Isaac.
Jorge tem visitado prefeituras e conversado com gestores /Foto: Assessoria
Jorge Viana na estrada
O senador Jorge Viana passou toda a semana visitando os novos prefeitos da região do Baixo Acre. Ele foi recebido por André Maia, em Senador Guiomard, José Augusto, em Capixaba e o Bira, em Xapuri. Este ano o senador petista saiu na frente e colocou o pé na estrada, pelo menos onde o asfalto é de excelente qualidade.
Agenda progressista
A agenda do senador Gladson Cameli (PP) foi anunciada por ele mesmo nas redes sociais para a partir do dia 16 próximo. Além de visitar prefeitos empossados, Cameli pretende fazer uma conversa com as bancadas do seu partido nas cidades em que a sigla tem representação.
Na Educação
Em Cruzeiro do Sul a secretaria de Educação ficou mesmo com o vice-prefeito, Zequinha Lima. Nos bastidores correu a informação de que ele vinha resistindo assumir a pasta para ficar mais próximo de Ilderlei Cordeiro na gestão. Contudo, Zequinha se identifica muito com o setor e tem tudo para fazer um bom trabalho.
A cara de James Gomes
Quem entra na prefeitura de Capixaba, do prefeito Zé Augusto, se depara com servidores que estavam na área de confiança do prefeito James Gomes em Senador Guiomard. Setores de extrema importância como a licitação e o sistema de contratos e convênios, estão com nomeações indicadas pelo ex-prefeito. Abre teu olho Zé!
Problemas à vista
O ex-prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, deve enfrentar sérios problemas exatamente por contratações de obras e licitações. É o que revela alguns assessores próximos do novo prefeito André Maia. Dizem que se deparam com situações amadoras e um lastro de corrupção. Há quem diga que o caldo deve engrossar e muito. Viu, Zé!
Vareda
Pelo que parece, o ex-prefeito de Cabixaba, Vareda, deixou mesmo R$ 6 milhões à disposição do novo prefeito Zé Augusto, não nos cofres públicos, como anunciou, mas em convênios e obras em andamento. Somados esses recursos com a segunda parcela de repatriação, a situação é bem mais tranquila. Vareda também pagou décimo terceiro a fornecedores.
Juntando os troços
O prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Souza, está tendo uma dor de cabeça para descobrir o paradeiro do maquinário da prefeitura, que mesmo sucateado, está espalhado sabe-se lá por onde. É um verdadeiro quebra-cabeça.
Troca-troca
O comando do 4ª Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS) passará por mudanças no próximo dia 12 de janeiro. O tenente-coronel Armindo Nunes de Medeiros Júnior entregará o posto mais alto da instituição ao coronel Wellington Valone Barbosa, que já está sendo apresentado às autoridades e aos militares.
Atriz Rio Branco esteve em Rio Branco para festividades /Foto: Reprodução
Na terra santa!
A atriz global Leona Cavalli veio a Rio Branco para participar dos festejos dos Santos Reis, uma tradição da doutrina do Daime. Ela bailou e cantou hinos no Alto Santo, sede tradicional fundada pelo Mestre Irineu. Bem humorada, e muito à vontade, ela tirou fotos com os irmãos e foi muito bem recebida pela madrinha Peregrina, líder da comunidade.
