Ali, Tyson, Rocky e Anderson: conheça a academia mais antiga de Nova York

Os treinos abertos do UFC 208, realizados nesta quinta-feira no Brooklyn, em Nova York, EUA, tiveram como palco uma das mais tradicionais academias de boxe da cidade: a Gleason’s Gym. Fundado em 1937, o estabelecimento formou 134 campeões na nobre arte e foi palco de 26 filmes, incluindo o clássico “Rocky: Um Lutador” e “Menina de Ouro”. Lenda do esporte, Muhammad Ali foi um dos lutadores que treinaram no local, quando ainda era chamado de Cassius Clay, seu nome de batismo. Ex-campeão dos pesados e uma das figuras mais famosas do pugilismo, Mike Tyson também costumava se preparar lá para alguns de seus combates.

Quem conta a história da Gleason’s, que também está espalhada por meio de fotos e recortes de jornal em todas as paredes do local, é Bruce Silverglade, proprietário faz quase quatro décadas.

Gleason's Gym (Foto: Evelyn Rodrigues)

Bruce Silverglade é o terceiro proprietário da Gleason’s Gym e está à frente da academia há 38 anos (Foto: Evelyn Rodrigues)

– Sou o dono dessa academia há 38 anos. Esta é a academia de boxe mais antiga em atividade nos Estados Unidos, sou o terceiro dono. O nosso primeiro campeão foi o Jake LaMotta. Ele era um grande lutador e muita gente deve se lembrar dele, pois teve sua história contada no filme “Touro Indomável”, que foi gravado aqui. Essa academia já foi cenário de 26 filmes, sendo que quatro deles venceram o Oscar- revela, orgulhoso.

Como bom apreciador das artes marciais, Silverglade conversou com o Combate.com e relembrou momentos inesquecíveis da história da academia e de sua própria trajetória no esporte.

Confira abaixo a entrevista completa:

Qual é a importância desse lugar para a história do boxe?

A importância desse lugar para o boxe é que nós tivemos grande treinadores, e eles acabaram atraindo excelentes lutadores. E quando você tem excelentes lutadores, eventualmente, um deles vai se tornar campeão e isso faz com que mais pessoas queiram treinar na academia. Essa tem sido uma academia de bastante sucesso, com muitos treinadores e lutadores excelentes. E o tamanho da academia ajuda. Temos cinco ringues, de diferentes estilos e tamanhos. Temos 1200 membros aqui, então um lutador pode vir aqui praticar com atletas destros, canhotos, com boxeadores de diferentes estilos. Isso ajuda muito e a reputação da academia também atrai muita gente.

Gleason's Gym (Foto: Evelyn Rodrigues)Fotos e recortes de jornal nas paredes da Gleason’s Gym relembram um pouco da importância histórica da academia para o boxe (Foto: Evelyn Rodrigues)

A academia sempre foi nesse prédio?

Essa é a quarta localização diferente. A primeira academia abriu no Bronx, em Nova York, em 1937 e ficou naquele prédio até 1974. Nós perdemos o contrato do aluguel e acabamos mudando para Manhattan, perto do Madison Square Garden, onde ficamos por dez anos, na Rua 34. Quando o contrato de lá acabou, nós mudamos para essa área do Brooklyn. Ficamos 31 anos no primeiro prédio e mudamos para esse prédio aqui há dois meses e meio.

As fotos nas paredes mostram o orgulho que você têm deste lugar. Qual dessas lembranças é a mais especial?

As fotos são especiais, principalmente porque eu conheço muito bem esses lutadores. Há muitos campeões que vieram treinar aqui, mas tivemos muitos lutadores que vieram para cá bem no início e se tornaram campeões aqui. Essa parede está repleta de fotos desses campeões, mas também de políticos, de atores e atrizes e a imprensa sempre nos procura para fazer entrevistas usando a academia de cenário. Muitas revistas de moda também nos procuram para fazer ensaios e editoriais de moda com a academia de fundo, já fizemos eventos e até casamentos aqui. A academia tem uma atmosfera que atrai todo tipo de gente e as fotos ajudam a relembrar a nossa história. O boxe é a minha vida. Olho para essas fotos e relembro a minha história também.

Gleason's Gym (Foto: Evelyn Rodrigues)

Cartaz exposto no local relembra duelo histórico enter Muhammad Alie e Joe Frazier (Foto: Evelyn Rodrigues)

Você guarda muitos momentos inesquecíveis dessa academia. Tem alguma lembrança que te marcou mais?

Uma das minhas histórias favoritas foi com o Muhammad Ali…Ele não só é um grande lutador, como um dos maiores porta-vozes que a humanidade já teve e foi um dos caras mais conhecidos do mundo. Ali se tornou um embaixador das pessoas e veio nos visitar pela última vez há dois anos. Como ele estava com a saúde bastante debilitada, acabou entrando pelos fundos, onde temos elevadores, já que a entrada principal do prédio tinha muitas escadas. Naquele dia, quando o Ali chegou, ele ficou me aguardando do lado de fora em uma limusine. E quando ele estava saindo do carro, uma moça estava passando por aqui falando no celular. Assim que ela olhou em direção ao Ali, o reconheceu imediatamente e soltou um “Meu Deus do céu, não posso acreditar!”. Enquanto ela ainda falava surpresa, o Ali andou na direção dela, a abraçou, pegou o telefone e começou a falar com a pessoa que estava do outro lado da linha. Esse era o Muhammad Ali, uma das pessoas mais famosas do mundo, mas que amava as pessoas. As pessoas que saem lá de baixo, da pobreza, sabem o real valor das pessoas e não deixam que nada as mude. Dinheiro nenhum no mundo muda o jeito delas.

Você acompanha o MMA? Gosta do esporte?

Eu apoio o MMA, gosto muito do esporte, mas ainda prefiro o boxe. São dois esportes individuais e essa é a minha opinião pessoal. No Brasil, as pessoas gostam de futebol, aqui nos EUA a preferência é futebol americano. Como o kickboxing e outros esportes de combate, se você sai do boxe para outros esportes, o boxe geralmente vence e eu acho que isso é uma verdade. Na média, 80% dos lutadores vão vencer suas lutas se estiverem treinando boxe. O Anderson Silva é exatamente dessa forma, é muito bom na trocação e acabou se tornando uma grande estrela do UFC. O boxe é uma grande parte do UFC e do MMA. Obviamente ele foi adaptado ao esporte, mas acho que ainda é um esporte que prevalece e é por essa razão que estamos aqui.

Treina algum lutador de MMA aqui?

Essa foi a primeira vez que estrelas do UFC vieram até a gente. Já tivemos outros lutadores procurando a gente, mas não estrelas desse porte. Também temos uma boa escola de wrestling aqui, então lutadores de MMA geralmente procuram a gente para treinar por conta dessa junção.

Anderson Silva Treino Aberto UFC 208 (Foto: Evelyn Rodrigues)Anderson Silva treina no ringue de boxe da Gleason’s Gym (Foto: Evelyn Rodrigues)

Como era conviver com tantos campeões? Teve alguma história que te marcou mais?

Quando o Ali vinha até aqui, essa academia ficava uma loucura. Brotava gente do chão para vê-lo. Geralmente nós não ligamos muito quando algum lutador conhecido vem nos visitar, porque tivemos tantos campeões aqui o tempo todo, que nós não ligamos para quem está aqui. Temos super modelos que treinam aqui e elas escolhem a gente porque podem ficar descabeladas, suar, treinar à vontade e ninguém fica em cima. Nós realmente tratamos todo mundo da mesma forma. Mas quando o Ali vinha nos visitar a história mudava. A vizinhança inteira vinha vê-lo.

E as muitas histórias curiosas? Pode contar uma delas?

Nos anos 90, o boxe ainda era um dos esporte mais dominantes de Nova York e os cinco ringues da academia ficavam lotados de campeões treinando ao mesmo tempo. Era muito divertido ver isso. Também tivemos membros da máfia treinando aqui, traficantes de droga (e os policiais apareciam do nada e davam voz de prisão). Temos milhões de histórias curiosas. Mas hoje estamos falando do UFC e é um dia que vai entrar para a história dessa academia também.

Tem uma história que tem movimentado todos os jornais que é sobre uma possível luta entre Floyd Mayweather e o campeão peso-leve do UFC, Conor McGregor. Qual sua opinião sobre isso?

Essa história tem ecoado também nas principais manchetes dos veículos que cobrem boxe. Eu não sei se ela luta um dia vai acontecer, até porque envolve dois egos muito grandes, que estão trocando farpas para saber quem vai ganhar mais dinheiro com o duelo. Porém, na minha opinião, sem dúvida alguma, o Mayweather venceria facilmente. Boxe é um esporte que se sobressai dentro do MMA e, pela experiência e técnica, o Mayweather venceria. Outros esportes que integram o MMA são muito bons, wrestling, jiu-jítsu, kickboxing, mas o boxe é predominante.  Há muito tempo, Muhammad Ali teve uma luta de wrestling no Japão contra um campeão mundial de luta agarrada daquela época, um japonês. O duelo começou e, o lutador era bastante duro, wrestling é um esporte duro, mas enfim…Ali o derrotou de forma incontestável. Então, Mayweather x McGregor, se você for apostar nessa luta, aposte no Floyd.

O Combate transmite o UFC 208 ao vivo e na íntegra com exclusividade no próximo sábado a partir de 21h30 (horário de Brasília). O Combate.com acompanha em Tempo Real no mesmo horário, incluindo vídeo ao vivo das duas primeiras lutas do card preliminar. Na sexta-feira, site e canal transmitem a pesagem cerimonial do evento em vídeo ao vivo às 21h. Confira o card completo:

UFC 208
11 de fevereiro, no Brooklyn (EUA)
CARD PRINCIPAL (a partir de 1h, horário de Brasília):
Peso-pena: Holly Holm x Germaine De Randamie
Peso-médio: Anderson Silva x Derek Brunson
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Tim Boestch
Peso-meio-pesado: Glover Teixeira x Jared Cannonier
Peso-leve: Dustin Poirier x Jim Miller
CARD PRELIMINAR (a partir de 21h30, horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Randy Brown x Belal Muhammad
Peso-mosca: Wilson Reis x Yuta Sasaki
Peso-leve: Nik Lentz x Islam Makhachev
Peso-mosca: Ian McCall x Jarred Brooks
Peso-pesado: Marcin Tybura x Justin Willis
Peso-médio: Ryan LaFlare x Roan Jucão
Peso-pena: Rick Glenn x Phillipe Nover

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Ali, Tyson, Rocky e Anderson: conheça a academia mais antiga de Nova York