19 de abril de 2024

Casa Branca diz ter atualizado veto a imigrantes por causa do ‘green card’

A Casa Branca disse nesta quarta-feira (1º) ter divulgado orientações atualizadas sobre o decreto do presidente dos EUA, Donald Trump, relacionado à imigração, esclarecendo que residentes permanentes legais no país, os detentores do chamado “green card”, não precisam de uma licença para entrar nos Estados Unidos.

“Eles não precisam mais de uma licença porque se eles são residentes permanentes legais eles não vão precisar mais disso”, afirmou Sean Spicer, porta-voz da Casa Branca, em entrevista à imprensa.

Inicialmente, autoridades do governo disseram que os residentes legais estavam impedidos de entrar por conta do decreto, embora eles pudessem pedir uma licença e serem reavaliados.

As restrições relacionadas aos detentores do green card estavam entre os elementos mais confusos do decreto assinado na última sexta-feira. A restrição, válida por 90 dias, atinge pessoas nascidas em sete países: Iraque, Iêmen, Síria, Irã, Sudão, Líbia e Somália. Trump também suspendeu o programa de recepção de refugiados durante pelo menos 120 dias, enquanto as autoridades definem o futuro sistema de verificação de vistos.

Até então, os vistos permanentes concedidos pelos EUA permitiam que imigrantes permanecessem no país sem as restrições de outros vistos. Os seus detentores podiam sair do país e voltar a ele sem que tivessem de renovar o documento. Eles só não podiam se ausentar dos EUA por mais de um ano ou por longos períodos sucessivos.

Depois dos protestos que se seguiram, incluindo recursos judiciais, por causa da detenção de residentes legais, o Departamento de Segurança Interna afirmou no domingo que os portadores do green card teriam permissão para embarcar em aviões para os EUA e seriam avaliados na chegada.

“Nós esperamos uma entrada rápida para esses indivíduos”, disse o departamento.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost