18 de abril de 2024

Contra o tempo: Prazo dado por Emylson para novo cenário na guerra de facções está quase no fim

Deputado Luiz Gonzaga

A serviço de quem, Gonzaga?

O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB) não levou a conversa do saguão do aeroporto de Cruzeiro do Sul porque está preocupado com a população do Juruá, sua terra natal. Como ele mesmo deixou claro, preparava-se para embarcar em um avião quando encontrou o superintendente do DNIT, Sérgio Mamanny. Portanto, ele não anda pela BR-364, talvez não seja capaz de identificar os pontos mais críticos da rodovia e prefere generalizar o debate, tornando-se tão pequeno quanto o nível de informações levado ao parlamento.

Recado com endereço certo

As declarações do deputado tucano têm endereço certo: o projeto político do senador Gladson Cameli (PP-AC), que ao abraçar a causa das BRs 364 e 317 puxou para suas costas a responsabilidade de restauração, manutenção e reconstrução das rodovias, principalmente a que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul. Todo mundo sabe da influência de Cameli junto ao DNIT. Isso é fato.

Jogando para plateia

Gonzaga sabe que suas declarações não têm nenhum fundamento técnico. Ele é um político experiente. Aprendeu rápido com seu líder, o deputado federal Major Rocha (PSDB), a jogar para a plateia. A crítica tucana não tem como alvo o supervisor do órgão no Acre, o engenheiro Thiago Caetano – longe disso –, o plano é mais ousado, visa a qualquer custo desgastar a popularidade do senador Gladson Cameli para fortalecer uma suposta terceira via já anunciada pelas redes sociais: Rocha (governo), Marfisa (vice) e Petecão (ao senado).

Plano de mídia

O plano arquitetado no ninho tucano requentou ontem [14] a falsa informação de escolha pelo senador Gladson Cameli do nome da publicitária Charlene Lima como sua vice, na suposta chapa majoritária em 2018. Mesmo após o senador do PP ter esclarecido que tal conversa ou convite dele para Charlene nunca aconteceram, setores da imprensa replicaram a cizânia. Faz parte do jogo, como diria Dilma Rousseff: “Vale tudo só pode em eleição”. E olha que estamos em pré-campanha!

Fortalecida

Quem está ganhando com essa estratégia tucana, além da Frente Popular que assiste de camarote ao cenário, é a publicitária Charlene Lima, tanto que com larga experiência na área de marketing, sequer respondeu as especulações. E está certa, com isso, seu nome se mantém em foco, um ganho e tanto para quem pretende ser candidata ao parlamento, e não ao Executivo.

Jogando contra

Quem perde com isso, além do próprio Luiz Gonzaga que mergulhou de vez em uma briga que não é dele – da vaga de Senado –, é a própria oposição. A ideia que passa é de desunião e da falta de capacidade de se discutir os problemas que afetam diretamente a nossa população, como a própria restauração e reconstrução da BR-364, uma herança maldita da época da gestão do Deracre e da Frente Popular, além do caos na Segurança Pública, que amedronta os lares de famílias de bem em todo o Estado e por ai vai.

As lições desse cenário

Algumas lições precisam ser retiradas desse cenário. Primeiro, que antes de abandonar qualquer possibilidade de unanimidade na oposição em 2018 é preciso esgotar o diálogo. O debate precisa ser elevado urgentemente. Como capitão e melhor avaliado no momento, o senador Gladson Cameli precisa tomar a dianteira, sempre ciscando para dentro, como ele mesmo tem dito.

Café da manhã

Mas nem tudo está perdido. O presidente do PP no Acre, José Bestene, tem ganho uns cabelos brancos a mais na tentativa de promover, ainda este mês, um café da manhã com as principais lideranças dessa corrida ao Palácio Rio Branco e ao Senado Federal pela oposição. A tarefa não tem sido das mais fáceis, algumas datas já foram marcadas e riscadas da agenda. Enquanto isso, muita água continua passando por debaixo da ponte.

Chegando março

Por falar em águas, está chegando o mês de março, prazo que o secretário Emylson Farias pediu para controlar a guerra entre facções em todo o Estado. Emylson, que saiu de frente das Câmeras nas últimas semanas, ainda não disse qual plano o Estado pretende adotar para frear a onda de insegurança. Nesta terça-feira (14), a população de Rio Branco viveu outra noite de pesadelo por conta dos ataques coordenados pelas facções que mandam e desmandam na hora que bem entendem. Pobre Acre!

Prazo dado por Emylson está se esgotando /Foto: Reprodução

Matemática

A matemática é bem simples, e ai não podemos jogar toda culpa pela insegurança nas costas do Emylson. Como foi divulgado pela Federação do Comércio, somente no Acre, mais de 250 estabelecimentos fecharam as portas em 2016. Soma-se a isso ao alarmante número de jovens fora da escola. Os resultados não poderiam ser diferentes. A juventude busca no mercado das drogas uma saída para a realização de seus sonhos de consumo. Está ai o desmando instalado.

Resposta à altura

O senador Gladson Cameli está certo em não responder aos ataques orquestrados por Luiz Gonzaga e companhia, pois tem dado como resposta resultados positivos de seu mandato. O progressista anunciou ontem [14] a confirmação de mais um voo para Cruzeiro do Sul vindo de Manaus e Brasília.

Aviação na pauta

Ainda em Brasília, antes de embarcar para os Estados Unidos, onde representa o Senado Federal, Cameli promoveu reunião junto à Agência Nacional de Aviação (Anac) para viabilizar o voo entre Pucallpa e Cruzeiro do Sul, mais uma linha de atuação que visa aquecer o mercado na região.

Agenda positiva

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, e a vice-reitora, Guida Aquino, receberam na tarde desta segunda-feira (13), no gabinete da reitoria, visita da comitiva da Soka Gakkai Internacional (SGI). A reunião teve como objetivo o planejamento da viagem de Kinpara e Aquino ao Japão, ocasião em que irão outorgar o título de Doutor Honoris Causa ao fundador da SGI, Daisaku Ikeda. Também foi iniciada conversa sobre uma parceria entre Ufac e Universidade Soka, no Japão.

Pelo bem de Tarauacá

O senador Sérgio Petecão (PSD) e o deputado federal Moisés Diniz (PCdoB) se reuniram com o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, nesta terça-feira (14), para pedirem a retomada da construção da Praça da Juventude de Tarauacá. Os parlamentares levaram ao conhecimento do ministro o atraso no pagamento do recurso para conclusão da obra.

Juventude e fé

A Praça da Juventude é um projeto do Ministério do Esporte voltado ao incentivo de diversas atividades esportivas na comunidade. A obra foi viabilizada em 2013 com recurso no valor de um milhão e quinhentos mil reais; porém, encontra-se paralisada desde junho do ano passado. É tão bom quando o parlamento se une por uma justa causa.

Enquanto isso…

Em um dia de tranquilidade no mercado financeiro, a moeda norte-americana caiu e fechou no menor nível em mais de um ano e meio. O dólar comercial encerrou esta terça-feira (14) vendido a R$ 3,096, com queda de R$ 0,014 (0,45%). A moeda está no nível mais baixo desde 2 de julho de 2015, quando havia fechado na mesma cotação. O dólar chegou a operar em alta no início da tarde, mas reverteu a tendência e voltou a cair perto do fim da sessão. A divisa acumula queda de 1,74% em fevereiro e de 4,73% em 2017.

Sustentabilidade

O Ministério do Meio Ambiente e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinam nesta quarta-feira (15), em Brasília, protocolo de intenções para o desenvolvimento das ações e atividades socioambientais e de sustentabilidade da Copa Verde 2017, competição que terá a participação de 18 clubes das Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Acre perdeu a sede

O protocolo será assinado pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, o vice-presidente da CBF, Antônio Nunes, e o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, na próxima sexta-feira (17), no palácio do governo de Macapá, no Amapá. O lançamento seria no Acre. A competição foi a primeira de iniciativa sustentável no futebol brasileiro. Segundo a CBF, neste ano, em continuação ao projeto, será levantada a bandeira do Carbono Zero, com ações de compensação das emissões de gás carbônico e de preservação do meio ambiente.

Somos todos Rio Branco

A esperança do futebol do Acre dar continuidade na Copa do Brasil será na noite desta quarta-feira (15), quando será a vez do Rio Branco Football Club entrar em campo para defender o nome do Estado na competição. O Estrelão enfrentará a equipe do Figueirense de Santa Catarina na Arena da Floresta.

Ruim das pernas

O time catarinense não está muito bem das pernas, depois que foi rebaixado no Campeonato Brasileiro ano passado da série A para a B nada tem dado certo para o Figueirense. Espera-se que o Rio Branco não cometa os mesmos erros que o Galo cometeu. Com as novas regras da Copa do Brasil, só a vitória interessa aos acreanos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost