Ícone do site ContilNet Notícias

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Cruzeiro do Sul e providencia recursos

Por ALAMARA BARROS, DA CONTILNET

Cruzeiro do Sul sofre com a maior enchente de sua história /Foto: Onofre Brito/Agência de Notícias

Nesta quarta-feira (1°), a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência de Cruzeiro do Sul, devido a cheia do Rio Juruá que já desabrigou mais de duas mil pessoas nos últimos dias. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Carlos Batista, a partir do reconhecimento da situação de emergência pelo Governo Federal, será avaliado o plano detalhado de resposta.

“Isso significa agora que iremos aguardar a avaliação do plano detalhado de resposta feita pela Defesa Civil Nacional, para o envio de recursos complementares para o enfrentamento de desastre aqui em Cruzeiro do Sul e somar com os recursos do município e Estado, que já já estão sendo utilizados nas equipes de pessoal e com equipamentos para o enfrentamento dessa enchente”, completou.

Coronel Carlos Batista deu mais detalhes da situação de CZS /Foto: Onofre Brito/Agência de Notícias

Na manhã desta quarta-feira (1°), o Rio Juruá atingiu a marca dos 14,20, passando 120 centímetros da sua cota de transbordamento. Considerada a maior cheia dos últimos 22 anos, já desabrigou 85 famílias, além de ter desalojado outras 468, atingindo diretamente 2.533 pessoas em Cruzeiro do Sul.

Fotos: Onofre Brito

Sair da versão mobile