ContilNet Notícias

Deputados cobram ações do Governo para ajudar famílias que podem perder casas durante enchente

Por RÉGIS PAIVA, DA CONTILNET

A falta de ação proativa por parte do governo e o hábito de cuidar da segurança somente depois da invasão da casa pelas águas, levou a dois deputados de oposição a criticarem duramente as ações do governo no caso das constantes alagações vividas pelos municípios amazônicos.

Alagação é drama vivido por diversas famílias acreanas ano após ano /Foto: A Tribuna

Conforme os parlamentares, o Estado não atua de forma preventiva e todos os anos repete os mesmos atos de remover as famílias alagadas e distribuir sacolões, mas as pessoas findam por voltar para os mesmos locais de risco e o problema se repete periodicamente.

Lamaçal nas novas casas da Cidade do Povo

A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) destacou o problema enfrentados pelos 16 mil desabrigados em Taraucá neste momento do ano. Ela cobrou parcerias entre municípios e o Estado, principalmente por parte da Secretaria de Obras para definir a direção para onde as cidades devem crescer e evitar estas tragédias.

“Quando acontece alagação eles tiram as pessoas e fazem toda uma correria, mas passada a cheia, nada resolvem. E quando fazem a remoção, como em Rio Branco, são construídas em locais inapropriados, como a cidade do povo, onde por ter sido construída em local inapropriado já tem até atoleiro nas ruas por onde trafegam os ônibus”, complementou.

Xapurienses ainda esperam as 250 casas prometidas

O deputado Antônio Pedro (DEM) cobrou as 250 casas prometidas para a população de Xapuri desde a última alagação, que praticamente destruiu uma parte considerável da cidade.

“Estou reforçando o pedido ao governador, ao prefeito e aos ministros em Brasília. Eles precisam olhar para estas pessoas que perderam as casas para eles poderem voltar a ter uma casa para morar. Chega de sofrimento e da vergonha do aluguel social. Estas pessoas estão esperando há anos para terem um lugar para viver”, reafirmou.

Sair da versão mobile