A ex-diretora Sindicato dos Urbanitários do Acre (Sindurb-AC), Maria José Lima de Souza, faleceu na última terça-feira (31). A informação foi dada pelo próprio sindicato em uma nota de pesar divulgada à imprensa.
Mazé, como era carinhosamente chamada por seus amigos e companheiros de luta, travava uma batalha contra o câncer. Ela se afastou do sindicato há cerca de 6 meses e veio a falecer em virtude de complicações provenientes do problema que enfrentava.
Mazé sempre se mostrou muito alegre e lutou bravamente contra a doença /Foto: Sindurb-AC
Em nota, o sindicato lamentou a perda e dispensou condolências aos amigos e familiares. “Nossa solidariedade aos amigos e familiares dá Mazé, uma grande guerreira de luta”. Por telefone, o secretário de informação do sindicato, Barbosa, conversou com a reportagem da ContilNet Notícias e falou um pouco sobre a atuação de Mazé.
“A Mazé sempre abraçou a bandeira das políticas sociais. Enquanto esteve aqui, defendeu como pôde os servidores da Sanacre. Mas ela nunca se prendeu e sempre abraçou outras causas também. Desde que se afastou, para tratar desse problema, não conseguimos substituí-la à altura; a pasta ainda não tem um responsável. Sem dúvidas, é uma grande perda”.
O velório e o sepultamento aconteceram no cemitério Morada da Paz, em Rio Branco.
Nota do Sindicato dos Urbanitários
Foi com grande pesar quer a Diretoria do Sindicato dos Urbanitários do Acre, recebeu a noticia do o falecimento de sua diretora Sindical Maria José Lima de Souza, a Mazé, que há pouco menos de uma ano, fazia tratamento em Rio Branco, acometida por um câncer de mama. Funcionária da Sanacre referencia e liderança sindical, representando os trabalhadores de sua empresa e fundadora do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Acre.
Representando os trabalhadores da Sanacre, Maria José fez parte de várias gestões na diretoria do sindicato e atualmente era Diretora de Coordenação Sindical. Percorreu todos os municípios do Acre, acompanhando as condições de trabalho e encaminhando as reivindicações dos trabalhadores.
Maria José foi uma dirigente sindical antenada com as demandas da sociedade, contribuindo com discussões e bandeira social como a defesa de um saneamento de qualidade e para todos, defesa da preservação da água, visitando escolas e fazendo debates com estudantes sobre a problemática, e incentivava dentro do sindicato, o debate sobre a igualdade de Gênero.
Maria José conquistou o apoio dos dirigentes do sindicato dos Urbanitários que lhe apoiaram na criação do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho, que no inicio funcionou por quase dois anos na sede dessa entidade.
Era uma dirigente motivada e estava sempre disponível para colaborar nas demandas apresentada pelos trabalhadores, deixando uma grande lacuna na nossa luta sindical, que perdemos uma companheira, aguerrida alegre e solidária.
“Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri
Quando deve chorar…”
Evinaldo Barbosa de Paulo
Secretária de Formação Sindical
Rio Branco, Acre, 1º de fevereiro de 2017
