Ícone do site ContilNet Notícias

Em viagem a Israel e Palestina, Jorge Viana encontra autoridades na Terra Santa

Por ASSESSORIA

Uma delegação de líderes políticos brasileiros, incluindo membros do Congresso Nacional, está na Terra Santa para participar, ao longo desta semana, de encontros com autoridades de Israel e da Palestina. Eles ainda participam de seminário internacional realizado pela AJC Project Interchange.

O senador Jorge Viana (PT-AC), que integra a comitiva, diz que a viagem tem como objetivo entender a realidade do Oriente Médio. “É uma oportunidade para compreender as razões dos conflitos e ver de perto as relações entre e Israel e Palestina”, disse. Viana e comitiva terão reuniões com parlamentares israelenses e visitarão oficialmente Ramalá, capital da Autoridade Palestina.

Jorge durante encontro com as autoridades da Terra Santa /Foto: Assessoria

Nesta segunda-feira, 20, o senador acompanhou a palestra do jornalista e escritor Henrique Cymerman Benarroch. Considerado um dos mais influentes jornalistas de Israel e amigo do Papa Francisco, Benarroch falou sobre os conflitos na Terra Santa. “É impressionante perceber a complexidade e o impacto desses conflitos e suas dimensões politicas, históricas, culturais e religiosas ao longo das últimas décadas”, comentou Viana.

Durante a semana, os deputados e senadores terão reuniões com especialistas, funcionários do governo israelense, diplomatas, líderes palestinos, acadêmicos e empresários, visitando ainda instituições de tecnologia e inovação. As despesas são custeadas pelos organizadores da viagem.

Além de Jorge Viana, integram a comitiva brasileira os senadores Kátia Abreu (PMDB-TO), Humberto Costa (PE-PE), Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e Ana Amélia Lemos (PP-RS). Também participam os deputados Eduardo Cury (PSDB-SP), Bruna Furlan (PSDB-SP) e Pedro Vilela (PSDB-AL).

AGENDA

Os temas da agenda incluem a estratégia geopolítica de Israel e sua política externa, iniciativas de coexistência entre Israel e Palestina, programas de ajuda humanitária, inovação de alta tecnologia, visitas às cidades da região e sobre tecnologias para produção e controle da água. “Israel é um dos países que mais investem em todo o mundo em ciência e tecnologia”, lembrou Jorge Viana.

A delegação visita as cidades de Tel Aviv, Jerusalém e Ramalá, e percorrerá de helicóptero ainda as fronteiras do norte e sul de Israel. O grupo ainda visitará Yad Vashem – o memorial oficial de Israel sobre as vítimas do Holocausto –, o Centro Ytzhak Rabin e locais sagrados na Cidade Velha de Jerusalém, incluindo o Domo da Roca, a Igreja do Santo Sepulcro, o Muro das Lamentações e outros pontos sagrados das religiões cristã, muçulmana e judia.

A viagem é organizada pela AJC em parceria com a Federação das Comunidades Judaicas do Brasil (CONIB), a Federação Judaica de São Paulo (FISESP) e o Instituto Arthur e Rochelle Belfer para Assuntos Latino-Americanos. Os organizadores já levaram mais de 6 mil líderes de 100 países para participar deste tipo de encontro.

Sair da versão mobile