Os amigos se foram
Os ex-prefeitos de Plácido de Castro, Ronem Firmino, e de Santa Rosa, Rivelino Mota, ambos do PR e ex-liderados pela ex-deputada Antônia Lúcia, vivem aquele momento marcante na vida, no qual a solidão e a indiferença dos “amigos” é mais latente, depois de terem sido presos e sofrido outras agruras. Sem o poder e respondendo à Justiça, os dois estariam depressivos. Firmino teria dito a um amigo que os “amigos” do poder se foram faz tempo. Rivelino nem tem dado declarações a ninguém. Não quer falar com as pessoas.
Uma pena. Os dois demonstraram lealdade aos parceiros quando estavam no poder.
Novo xerife
Albion é um policial civil polêmico, um dos mais polêmicos do Acre. Já disseram até que ele era o que não era, graças ao estilo muito próprio dele, sobretudo pela forma como se veste: sempre de aparatado com óculos escuros e chapéu. Pois ele jogará todo esse “charme” nas ruas ano que vem em busca de uma cadeira na Assembleia Legislativa. E terá um cabo eleitoral de luxo em casa, o filho “Márcio Negão”, que tem mil votos na bagagem, abiscoitado na eleição de 2012.
Merenda escolar sob suspeita
Quase trocaram tapas na licitação da merenda escolar do Governo do Estado, anteontem. Motivo: o filho de uma figurona política ganhou todo o bolo e com preço bem “pixiquitinho”, denunciou a fonte. Só não disse quem era o pai, nem o filho.
Aquisição de motos
Outra licitação esquisita foi detectada pelo Tribunal de Contas do Estado em uma secretaria municipal. O irmão de um vereador fez constar no edital um item que só existe uma determinada marca de moto.
Não, não
Li uma manchete assim: deputado Nelson Sales (PV) diz que Assembleia pode intervir para passagem de ônibus não aumentar.
Na real: pode não!
Camisa 10
Manoel Lima, ex-vereador e um dos mais contundentes dirigentes de partido do Acre, pelo estilo organizacional e de muita estratégica, está compondo a boa equipe do prefeito André Maia (PSD), no Quinari.
Acertou o prefeito.
Justiça autônoma (foto da desembargadora)
Com a desembargadora Denise Bonfim na presidência, o Tribunal de Justiça do Acre ficou leve, simpático e, aqui entre nós, com uma sensação de autonomia. Ela passa isso.
Ruína da esquerda
Um garoto adepto do liberalismo ganhou o DCE na Ufac, desbancando a esquerda depois de mais de duas décadas. Entretanto ele não dá entrevista.
Hassem 77
André Hassem, ex-prefeito de Epitaciolândia, está de férias com a família, depois de terminar sua administração bem avaliado. Andou conversando com a ex-deputada Antônia Lúcia, mas vai mesmo se filiar ao Solidariedade, presidido pela Marcia Bittar.
Estrago em Brasileia
Conversei com o experiente gestor público Tadeu Licurgo, irmão da prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem (PT). Menino… O estrago foi feio, pelo que fala.
Gosto pela crítica
O deputado Jesus Sérgio (PDT) tem tomado gosto pelas críticas ao governo. Depois da BR-364, ele agora detona a falta de medicamentos no interior.
Imagine se ele fosse a um posto de saúde na periferia de Rio Branco, onde não tem um sibosol.
Para federal
Chicão Brígido está sendo convencido a disputar a eleição para deputado federal. As razões segundo os aconselhadores são convincentes. É uma eleição mais aberta e fácil para quem tem nome conhecido, caso dele.
No estaleiro
Quem anda todo entrevado, chinchado por um colete ortopédico, é o ex-prefeito Mauri Sérgio. Ele teve uma das vértebras fraturadas numa queda no mato, enquanto pescava.
Sumido
Quem anda desaparecido é o ex-deputado Astério Moreira, jornalista colega meu. Na última vez que o vi não estava lá tão satisfeito coma cor da chita.
O Detran funciona
Se tem um setor ligado ao governo que funciona bem é o Detran. Seu diretor, Pedro Longo, deu uma dinâmica na autarquia. Longo é também presidente do PSL.
Instituições sem grana
Tem dois órgãos públicos no Acre que não têm dinheiro: Detran, cuja arrecadação é repassada para o Estado, e Incra, que o PT tratou de transferir todo seu dinheiro para o Deracre. O atual superintendente, Eduardo Ribeiro, está tentando reverter o quadro em Brasília.
Patrimônio cultural (foto dos Mugs)
Banda Mugs, em foto de 1979, no sentido horário: Roberval Pires, Geraldo Leite, Roberto, Aroldo e Carlos Koury. Lodo depois deles veio o Famp e revelou novos artistas, mas os Mugs ainda são lembrados até hoje.
Dois canais
Para se comunicar com a coluna há duas fórmulas: uma pelo e-mail evandrocordeiro.acre@gmail.com e outra pelo celular 99922-2118. Por esses canais negociamos também terras no Acre.