Ícone do site ContilNet Notícias

Leitores questionam sumiço do ‘Procon Móvel’ e diretor esclarece: “É necessário um novo convênio”

Por ALAMARA BARROS, DA CONTILNET

Leitores da ContilNet enviaram uma série de questionamentos sobre o desaparecimento do programa “Procon Móvel”. De acordo com um denunciante, o veículo utilizado no projeto de atendimento itinerante do Procon estaria parado e se deteriorando no pátio do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre).

Projeto atendia as comunidades in loco /Foto: Agência de Notícias

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com o diretor do Procon no Acre, Diego Rodrigues, e ele esclareceu que o convênio que colocou o Procon móvel em funcionamento foi executado no tempo previsto e com o que foi estabelecido na época, por meio de uma parceria com o Ministério da Justiça.

“O Procon Móvel não está funcionando, no momento, porque estamos viabilizando novo convênio para instrumento em novo projeto. Os trâmites para esses procedimentos envolvem licitação e muitas outras questões orçamentárias, que levam tempo. Mas essa é uma prioridade da gestão, e que mesmo sem o Procon móvel atendemos todas as demandas, sem prejuízo aos consumidores”, esclareceu.

Outro questionamento de um leitor que prefere não se identificar, é que o Procon não tem um profissional de contabilidade para fazer cálculos sobre revisão de juros, antecipação de pagamento de empréstimos e/ou financiamentos, nem de cobrança de juros abusivos, em caso de reclamações do consumidor de cobranças indevidas.

De acordo com o diretor, o órgão não tem obrigação institucional de disponibilizar especialistas em contabilidade no quadro de funcionários, e que no caso de reclamações com complexidades nesse sentido, o Procon tem conseguido atender por meio de parcerias com contadores externos, sem prejudicar o atendimento ao consumidor.

Sair da versão mobile