O prefeito Marcus Alexandre fez nesta quarta-feira, 1, a leitura da Mensagem Governamental na sessão solene de abertura do ano legislativo na Câmara de Vereadores de Rio Branco. Em tom de agradecimento, o gestor fez uma avaliação do primeiro mandato sob a ótica da esperança ante as intempéries e a fragilização da política e da economia no País – e falou sobre as perspectivas para 2017.
“Esperamos dias melhores, pois há quatro anos, naquele dia 1º de janeiro de 2013, com a esperança de uma nova gestão que se iniciava, era impossível imaginar que viveríamos as maiores enchentes do Rio Acre, a 4ª cheia em 2014 e a maior cheia da história em 2015, e uma crise política e econômica sem precedentes em nosso país. Não estava em nosso planejamento a maior crise política nacional, que praticamente paralisou o país entre 2015 e 2016”, disse o prefeito.
Prefeito realizou a leitura da mensagem governamental na Câmara de Vereadores /Foto: ASCOM PMRB
Marcus destacou as principais conquistas de sua gestão no mandato passado: na Educação foram criadas 4.100 novas vagas para crianças de até cinco anos, com oito novas creches entregues e as conveniadas, atualmente são mais de 24.000 crianças na rede municipal; a educação recebeu a 4ª maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre as capitais (5,8); “Instituímos o prêmio pela elevação da qualidade do ensino, o PEQ, para professores e colaboradores das escolas”, lembrou Marcus Alexandre ao expor tudo o que foi desenvolvido pela educação.
Na área de saúde o prefeito ressaltou que estavam previstas a construção de 10 novas unidades, mas foram construídos 24 novos postos e centros com o apoio do Ministério da Saúde – “nenhuma delas na região central da cidade, mas todas nos bairros, perto de onde mora a população”, completou. A maior delas, destacou Marcus Alexandre, é o Barral y Barral, que poderá em breve tornar-se uma policlínica.
Essas ações proporcionaram importante economia de gastos com alugueis e possibilitou ofertar melhores condições de trabalho e acolhida às pessoas que procuram as unidades de saúde. No período, foram contratados 369 novos profissionais por concurso público.
Marcus falou do balanço do mandato anterior /Foto: ASCOM PMRB
Com a realização de quatro Ações de Inverno, a Prefeitura combateu duramente os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, reduzindo os casos que em 2010 chegaram a 30.000 para menos de 600 em 2016.
Na política de transporte, depois de mais de 20 anos com um só Terminal no Centro, foram construídos quatro novos Terminais de Integração nos Bairros (Baixada, Universitário, Cidade do Povo e Adalberto Sena). “Nosso Plano previa apenas três”, citou Marcus Alexandre. Na primeira gestão foram instaladas 15 novas linhas nos bairros e adquiridos 87 novos ônibus que foram incorporados à frota – que hoje possui idade média inferior a 5 anos.
A Prefeitura cumpriu o compromisso com os estudantes reduzindo e mantendo a passagem no valor R$1,00 desde 2013. O prefeito citou o atual debate acerca da passagem de ônibus, disponibilizando tudo o que for necessário para discussões salutares e objetivas.
No esporte, Marcus Alexandre fez referência à criação da Secretaria de Esporte e, com ela, a realização de competições das mais diversas modalidades, com destaque para o Copão Comunitário, que em 2016 reuniu mais de 160 equipes. Foram construídos mais de 18 equipamentos esportivos, entre quadras e campos, além da Arena Race de Esportes Radicais. Nada menos que 19 Academias de bairro também foram implantadas nas comunidades.
Prefeito citou expectativa de avanços com a ajuda da Câmara de Vereadores /Foto: ASCOM PMRB
Infraestrutura: 1,2 mil ruas, duplicações, calçadas e 47 pontes e passarelas construídas e reformadas
Na parte de infraestrutura a, Prefeitura trabalhou duramente em mais de 1.200 ruas, na parceria com o Governo do Estado, em 60 bairros. “Mantivemos de inverno a verão a manutenção viária em ruas e corredores urbanos”, disse Marcus Alexandre. Nos últimos anos foram construídos mais de 30.000 metros de calçadas e 60 praças foram reformadas. A Prefeitura construiu a Praça da Juventude no bairro Cidade Nova e conseguiu avançar na duplicação de sete ruas e avenidas nas Placas, Apolônio Sales, Getúlio Vargas, João XXIII, Floresta, Campo Grande e Sobral. 47 pontes e passarelas foram construídas e reformadas.
As políticas de produção e economia foram contempladas com a reforma dos Mercados do bairro Quinze, Rui Lino, Bosque e a construção do Mercado do Peixe e das Pensões do Calçadão e, em parceria com os produtores, já são realizadas regularmente 32 feiras de bairro. Com esforço, foram executados em cada ano do mandato passado mais de 300 quilômetros de manutenção de ramais no cinturão verde de Rio Branco. Também foi ressaltada a construção do Shopping Popular, onde já foi executada toda a parte estrutural do prédio, com a concretagem da última laje. “Faremos todos os esforços para concluir este sonho dos camelôs e comerciantes do Calçadão”, completou Marcus Alexandre.
Na gestão pública e finanças o prefeito recordou aos vereadores que foi criada a Nota Fiscal Eletrônica e a atualização do Código Tributário, ao mesmo tempo em que alcançou-se o fortalecimento do controle interno e do programa Cidade Transparente, atingindo nota máxima em Transparência pela Controladoria Geral da União. “Mantivemos permanente diálogo com os sindicatos e servidores municipais”, observou.
Enfrentamento à dengue com limpeza de bairros e presença nas comunidades
Após fazer o balanço, o prefeito destacou aos vereadores as principais metas e ações para 2017: no dia 2 de janeiro, pelo quinto ano consecutivo, a Ação de Inverno contou com a mobilização de mais de 1.000 trabalhadores das secretarias de Saúde (SEMSA) e de Serviços Urbanos (SEMSUR), no combate à dengue, zika e chikungunya. “Entregaremos mais três novas unidades de saúde: Mutambo, Cadeia Velha e 15 e Triângulo, e iniciaremos a nova Unidade de Referência em Atenção Primária (URAP) do São Francisco e as unidades na Vila Manoel Marques e Albert Sampaio. Além disso, vamos implantar o Centro de Referência do Autismo e o Centro de Referência à Saúde da Mulher no novo Barral Y Barral”, completou Marcus Alexandre. A vereadora Lene Petecão se disse “muito feliz” em saber da proposta de ampliar o atendimento à pessoa autista.
A Prefeitura retomou recentemente os mutirões de saúde bucal. Sobre isso o prefeito usou como exemplo a ação realizada na Cidade do Povo, que envolve mais de 600 atendimentos.
O prefeito anunciou a conclusão de seis novas creches, as quais estão em fase final de construção. E duas delas, Rosa Linda e Jacamim, serão inauguradas já em março com a abertura do ano letivo, juntamente com a reinauguração da tradicional escola Menino Jesus.
Nos próximos dias, informou Marcus Alexandre, será dada posse a 1.043 novos servidores efetivos da educação. São novos professores, assistentes e outros profissionais. O prefeito confirmou também a conclusão do Terminal de Ônibus do São Francisco e a implantação das linhas expressas ligando os Terminais de Integração, entre outras ações.

