Pimenta: “Sinhasique deu aula de estratégia e articulou chegada da oposição à presidência da Amac”

Agenda

Bancada federal acreano juto ao ministro da Integração, Hélder Barbalho /Foto: Assessoria

Ministro da Integração, Helber Barbalho desembarca às 11h30 no aeroporto de Cruzeiro do Sul. No mesmo voo, além do ministro e do coordenador do Programa Nacional de Controle e Prevenção da Malária, Celso Roberto, nove membros da caravana são da bancada federal do Estado do Acre. Gladson Cameli (PP) e Sérgio Petecão (PSD) são os dois senadores confirmados.

Jorge Viana não vem

O senador Jorge Viana (PT) não embarca com a comitiva do ministro Hélder Barbalho. Seu nome também não consta na lista de autoridades que farão sobrevoos em dois helicópteros nas cidades de Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

Encontro

O senador Gladson Cameli e o governador Tião Viana poderão se reencontrar em um mesmo avião após quase irem às vias de fato em voo da Gol que vinha de Brasília há algum tempo atrás. Eles embarcam, pelo menos é o que está previsto, na mesma aeronave do ministro Helder Barbalho para um sobrevoo em Tarauacá.

No céu e na terra

Está previsto também que o governador e o senador Gladson embarquem no mesmo carro para visitar famílias atingidas pelas enchentes na cidade de Tarauacá. Eles embarcam de volta e, de acordo o cerimonial do Ministério da Integração, veem juntos até Rio Branco, em avião da FAB onde a bancada e autoridades do Acre ficam por volta das 14 horas.

Voo pesado

César Messias, Major Rocha e Léo de Brito, que também andaram se estranhando por Brasília, também embarcam em uma aeronave pequena e apertada para sobrevoar áreas inundadas em Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

Ney atendeu de imediato o pedido de ajuda às famílias atingidas pela enchente /Foto: O Alto Acre

Sem pestanejar!

Procurado por Nicolau, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ney Amorim, não pensou duas vezes, de pronto doou centenas de sacolões para a campanha de alimentos feita pelo colega de bancada. Amorim fez um excelente trabalho na cheia histórica do Rio Acre, além disso, é muito conhecido pelo trabalho social que realiza em todo o Estado.

Transição

Será realizada nesta sexta-feira (3) às 19 horas a posse da nova presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, a desembargadora Denise Bonfim. Ela assume o cargo no lugar da desembargadora Cezarinete Angelim. As mudanças ocorrem também em setores importantes do órgão como a corregedoria e as câmaras criminais e cível.

Servidores

A posse de Denise Bonfim é uma luz no fim do túnel para os servidores que fizeram paralisação histórica no fim do ano passado. A greve foi suspensa e as negociações podem voltar com gás total com a nova direção.

Prestigiado

Jairo de Oliveira, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, prestigiou a transmissão do cargo na Associação dos Magistrados do Acre. Luiz Camolez, presidente eleito e empossado, prometeu atuação firme à frente da associação, ele vai inclusive participar do Fórum do Sistema Carcerário Brasileiro.

Opinião

Um dos leitores da coluna, Jorge dos Santos, ligou para dizer que soltará fogos no dia que o Procon do Acre punir uma agência bancária por descumprimento da lei da fila. “Os bancos aqui fazem o que bem entendem”, disse o leitor. Ele lembra, inclusive, que carros fortes interrompem o trânsito na avenida Porto Leal e nunca foram sequer multados pelo Detran e RBTrans.

Pastor vereador

A garantia da punição foi dada pelo novo presidente da Câmara, vereador Manuel Marcos (PRB). Vai ficar muito feio se não ocorrer nenhuma punição as agências reincidentes, essa é uma das maiores reclamações que chegam ao Procon do Acre.

Homenagem

Justa a homenagem feita ao Bacural, fundador do Morhan. Uma cartilha foi lançada contando a história do precursor. Bacural teve luta contra a hanseníase reconhecida pelo Vaticano. Sem fins lucrativos essa entidade muito fez pelas vítimas da doença com foco na construção de políticas públicas eficazes no na prevenção, tratamento, diagnóstico e reabilitação das pessoas.

Saco de malucos

Esse PSDB do Acre é o saco de gato mais maluco que já apareceu na história política do Acre. Imaginem que agora está fazendo confusão por conta de uns móveis velhos de propriedade da historiadora Marcia Bittar, que vinham aos emboléus de sede em sede do partido, e ainda expõe as lideranças ao ridículo. Partidozinho complicado esse…

Solidariedade

O casal Bittar passou o dia de ontem recebendo solidariedade pelos maus tratos que vêm sofrendo dentro do PSDB. “O Marcio Bittar está pagando caro por ter confiado e ajudado algumas pessoas que agora estão acabando de espatifar o nosso ninho”, disse ontem uma liderança.

Começou cedo

Tem prefeito que ainda nem esquentou a cadeira e já começou a fazer traquinagens. Incrível como esse pessoal está vendo os exemplos e não se emenda.

Papa anjo?

E por falar em prefeito, só vendo para crer na foto que enviaram à coluna. A menina deve ser até menor de idade. Gente, esses caras são complicados mesmos.

Secretários traquinas

O pior mesmo é ver alguns secretários municipais que mal assumiram o cargo e também já começam a aprontar com o dinheiro público. Cuidado, cambada! As cadeias de hoje não são como as de antigamente. Caiu lá dentro, ou serve a uma facção, ou a outra. Senão pego logo sete palmo nos peitos.

Deputada estadual Eliane Sinhasique /Foto: Assessoria

A articuladora

A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) pouco apareceu na fita, mas ela foi uma das principais articuladoras do admirável projeto que tomou a Associação dos Municípios do Acre (Amac) das mãos do PT.

Marcus ia ganhar

Até dois dias antes da eleição, maioria dos prefeitos da oposição estavam convencidos que tinham que votar no prefeito da Capital, Marcus Alexandre. Sinhasique entrou em cena e fez eles entenderem que tinham que tirar a importante “ferramenta” das mãos do prefeito de Rio Branco.

Amarrado

Como presidente da Amac, Marcus Alexandre, que pode ser um nome forte na disputa pelo Governo do Acre em 2018, teria motivo para percorrer todos os municípios do Estado. Sem a associação, ele terá que ficar mesmo em Rio Branco.

Se não fosse ela…

O senador Gladson Cameli (PP), que deverá ser candidato ao Governo do Acre em 2018, foi quem mais ganhou nessa história. Ele também foi um bom articulador, ninguém nega, mas se não fosse a habilidade de Sinhasique, muitos prefeitos teriam sidos fisgados pelo também habilidoso Marcus Alexandre.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost