Os Policiais Civis fazem nesta quarta-feira (8) uma manifestação na praça em frente ao Palácio Rio Branco, contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 285). O protesto tem uma passeata programada para ocorrer no fim da manhã, fechando as duas pontes do centro da cidade. A decisão da passeata será tomada durante o encontro.
O movimento está sincronizado com a manifestação realizada em Brasília hoje, quando os representantes das categorias de segurança pública, como Policiais Civis, Federais, Rodoviários Federais e Agentes Penitenciários, estão protestando pelos mesmos motivos.
Conforme relatou o presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Itamir Neves, os Policiais Civis apenas querem os mesmos direitos concedidos pelo Governo Federal aos Policiais Militares, de aposentar com 30 anos de serviço, independente da idade. A PM foi a única força de polícia excluída da PEC.
Segundo informações colhidas no local, os Policiais Civis estão também no fim da fila para o aumento salarial. “O nosso aumento está previsto para ser o último a ser enviado para a Assembleia Legislativa. Por conta disso, ainda estamos em sobreaviso sobre este tema”, informou Itamir.