Postagem racista em grupo da Universidade Federal do Acre é alvo de investigação por parte de Secretaria

Após repercussão nas redes sociais, uma postagem de teor racista, veiculada originalmente em grupo de Facebook da Universidade Federal do Acre (Ufac), está sendo investigada pela Secretaria Adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEADPIR).

Na postagem, o perfil intitulado “Matheus Guilherme Stahlke Filho” afirma ser de outra cidade e faz questionamentos racistas, destacados pela expressão “pessoas de etnia parda escura”.

Postagem feita no grupo da Ufac no Facebook/Foto: Ascom Ufac (montagem ContilNet)

A redação da ContilNet averiguou a relação de candidatos selecionados nas duas primeiras chamadas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas não há nenhum nome relacionado ao do perfil, ou seja, ainda que o perfil seja verdadeiro, Matheus Guilherme não foi aprovado para estudar em nenhum curso da Ufac recentemente.

Elza Neves Lopes, atual secretária da SEADPIR, informou que a publicação será investigada, pois pode tratar-se de um perfil falso. “Estamos tentando localizar a origem dessa mensagem para tomarmos as medidas cabíveis, incluindo ação no Ministério Público do Estado”, disse.

Nesta segunda-feira (20), o perfil voltou a fazer cometários ofensivos aos acreanos, conforme é possível visualizar em um pedido de retração solicitado por uma internauta.

Resposta do suposto estudante em seu perfil/Foto: Ascom Ufac (montagem ContilNet)

PUBLICIDADE