Em Rio Branco, o Rio Acre subiu mais de 2 metros nas últimas 24 horas, segundo medição realizada pela Defesa Civil na manhã desta quinta-feira (16). Às 9 horas da manhã, as águas do manancial registraram 9,96 metros e, mesmo com a subida repentina, as águas continuam abaixo da cota de alerta que é de 13,50 metros.
“A previsão é que o rio continue a subir na Capital, já que esperamos chuva para os próximos dias, temos recebido um volume de água muito grande e estamos em estado de alerta, monitorando caso chegue aos 12 metros, nós já começaremos o processo de limpeza e preparação dos abrigos”, explicou o coordenador da Defesa Civil em Rio Branco, coronel George Santos.
Assis Brasil
Após assustar a população com a cheia repentina, o Rio Acre vem apresentando sinais de vazante em Assis Brasil. Nas últimas 24 horas o volume de água diminuiu mais de 4 metros metros e na manhã desta quinta-feira (16) registrou 7,02metros ficando abaixo da cota de alerta, que é de 11,30 metros.
A enchente do Rio Acre no município se iniciou na última segunda-feira (13), quando registrou uma elevação de 6,50 metros em decorrência do grande volume de chuva na região e chegou a desabrigar famílias.
Brasileia
Na fronteira, o Rio Acre continua subindo chegando a 9,78 metros, ficando apenas 2 centímetros abaixo da cota de alerta (9,80 metros). “As águas em Brasileia estão subindo e o nível está muito próximo à cota de alerta, mas estamos preparados e a Defesa Civil segue monitorando o Rio”, destacou o coronel George Santos.