Sambase homenageia o saudoso artista acreano Hélio Melo em samba enredo do Carnaval 2017

Fundada em 1978, a Sambase é tradição de Carnaval na comunidade da Base e conhecida em toda a cidade. Até os anos 90 era uma das escolas de samba mais cobiçadas quando passava pela a avenida Getúlio Vargas, concorrendo com as escolas de outros bairros de Rio Branco.

Com direito a carro alegórico, porta-bandeira e uma bateria invejável, como manda o figurino carnavalesco, a Sambase nunca deixou o samba morrer na comunidade. Mesmo com o fim dos desfiles de carnaval, os moradores resolveram criar o bloco e todos anos desfilar com um enredo diferente.

o

O artista na Itália, onde ele fez várias exposições e ficou por 3 meses/Foto: arquivo pessoal.

Os participantes, que são tantos os moradores quanto convidados de outros bairros, começam os ensaios da bateria sempre um mês antes do Carnaval e este ano os ensaios já estão a todo vapor. A folia é coisa séria, os integrantes da bateria têm o compromisso de estar todos os dias na comunidade da Base a partir das 19 horas para o ensaio e quem faltar tem punição.

Este ano o Sambase vai homenagear Hélio Melo, que foi um dos maiores artistas plásticos, poeta, violinista e contador de histórias do Acre. Hélio morou na comunidade da Base e contribuiu muito com a cultura, não só para o bairro como também para todo o Acre.

Hélio Melo era um grande violinista /Foto: arquivo pessoal.

O coordenador do bloco, Sandro Ferreira, mais conhecido como “Sandrinho da Base”, explica que com o fim dos desfiles tradicionais, em meados dos anos 90, a Sambase ficou alguns anos parada, mas nunca saiu da memória dos moradores da Base e a vontade de retornar sempre era grande.

“A Sambase sempre foi sinônimo de alegria, emoção e descontração e por isso nunca foi esquecida pelos participantes. Alguns moradores da Base tentaram reativar, não deu muito certo, mas persistimos e a comunidade com muito esforço criou o Bloco Sambase, realizamos vários bingos durante o ano todo e com o recurso arrecadado conseguimos adquirir novos instrumentos e outros foram doados. Uma parte do dinheiro usamos também para a manutenção dos equipamentos da bateria, que são mais de cinquenta instrumentos”, disse.

Após o retorno do Bloco às ruas no período de carnaval, este é o terceiro ano consecutivo que a comunidade concorrerá com os demais blocos de rua. Este ano com um tema pra lá de especial e que tem tudo a ver com o bairro da Base.

Sambase realizando os últimos preparativos para o Carnaval 2017 /Foto: Reprodução

“Este ano o tema não poderia ser melhor, vamos homenagear o saudoso artista plástico, poeta e violinista, Hélio Melo, sua vida foi inteiramente aqui no bairro da Base, onde realizou muitas atividades culturais e recreativas com os moradores, principalmente as crianças e adolescentes que eram fãs dele e adoravam ouvi-lo tocar violino e contar seus contos folclóricos. Falar de Hélio Melo no enredo é falar de alegria, de coisas positivas, pra cima e ele era um maestro da arte, por isso merece muito essa homenagem e todo o nosso prestígio”, finalizou.

Para Fátima Melo, filha do saudoso Hélio Melo, a notícia de que seu pai seria o grande homenageado no samba enredo do Sambase, encheu a família de alegria, tendo em vista que foi morador do bairro e muito querido por toda a comunidade.

Escola vai homenagear o artista acreano /Foto: Reprodução

“Hélio Melo é a figura acreana que mais homenagens recebeu nos últimos tempos e só faltava ser motivo de samba enredo. Meu pai, era uma expressão múltipla, onde dedicou parte de sua vida às atividades artísticas. Ele realmente honrou nossa terra, representando de maneira brilhante não só a classe artística, como também nosso estado. Representava em suas obras vivência, conhecimentos, acompanhado de suas visões ambientais, políticas e sociais. E foi graças ao seu legado, que merecidamente recebe tantas homenagens”, disse a filha.

PUBLICIDADE