No limite
Ou o governador Tião Viana muda o sistema de Segurança Pública ou vai naufragar na impopularidade como o governo que não reagiu à crise. Os investimentos até aqui anunciados não contabilizam o sofrimento físico e psicológico das vítimas da violência. O Acre vive um momento dramático.

Emylson Farias corre atrás de contar a criminalidade no estado /Foto: Página 20
Aparição
O secretário de Segurança Emylson Farias pode pagar por suas constantes aparições na mídia, sempre que o Estado ‘reage’ às ações comandadas pelas facções. Ele prometeu minimizar a situação da violência em março, o prazo chegou ao fim e os números contabilizados são negativos ao marketing feito pelo ‘xerife’. Apenas neste ano, 86 pessoas foram executadas em dois meses.
Juventude
As mortes violentas de jovens deve ser um motivo de preocupação governamental. Em qualquer outro lugar o comando de segurança pública já teria sido trocado. Poucos Estados sofrem as ações de terrorismo urbano como as praticados por traficantes em Rio Branco.
Em baixa
Alguns indicadores mostram a precariedade dos sistemas de contenção da violência. Foram 1,5 mil ocorrências registradas somente no período de Carnaval, as execuções continuam a todo vapor. Uma criança de 1 ano 4 meses foi alvo do crime, vítima de uma bala perdida.
Quebrar paradigmas
Senhores, as estratégias reativas da polícia e os métodos obsoletos de investigação não estão conseguindo conter significativamente o grande volume de crimes. Alguma coisa precisa mudar, sob pena de a sociedade continuar pagando pela ingerência.
Arquilau, o novo
Segundo o desembargador aposentado Arquilau de Castro Melo, o pedido feito por amigos para sua investida a uma candidatura ao Senado Federal em 2018 seria pelo apelo do “novo”. Que Arquilau é um bom nome, isso ninguém duvida, mas precisa esclarecer melhor essa ideia de novo. Vai depender muito da sigla que ele escolher para concorrer ao cargo. Será que um partido pequeno terá condições de viabilizar sua candidatura?
Afunilamento
Um experiente articulador político tem dito com muita propriedade que, no afunilamento da pré-campanha a disputa que até aqui aparece acirrada, com direito ao lançamento de vários nomes ao cargo de senador da República, pode acabar afunilando para um, dois ou no máximo três nomes. O motivo? Viabilização de campanha, recursos financeiros e densidade eleitoral. “Ninguém vai meter dinheiro no bolso e apostar em uma candidatura de risco”, diz o articulador.
Não terá paz
Quem pensou que com um habeas corpus o vereador Juruna tivesse dias mais tranquilos se enganou, a ressaca de Carnaval será braba e pelo menos duas representações serão registradas no Conselho de Ética. Um dos pedidos de perda de mandato por quebra de decoro parlamentar será encaminhado pela Rede.
Feliz Ano Novo
O ano agora começa definitivamente, espera-se que algumas questões pendentes saiam da gaveta. A Justiça deve resultados sobre a CPI da Sehab, afinal, ela será ou não encaminhada à Assembleia Legislativa do Acre? E a CPI da BR 364?
Federal na parada
A Polícia Federal está ouvindo supostos envolvidos no escândalo da Sehab. Moradores do que foi considerado como “Filé da Moradia”, próximo ao Rui Lino, já tiveram que dar explicações sobre o caso. A sociedade espera ansiosa pelo desdobramento desse caso.
Confirmado
Está confirmada a vinda ao Acre do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Ele é engenheiro agrônomo, empresário, político brasileiro e atualmente está Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa). Foi o 53º governador do Estado de Mato Grosso de 2003 a 2010 e senador da República pelo mesmo Estado de 2011 até maio de 2016.

Blairo Maggi estará no Acre em março
A pedido de Cameli
O ministro Blairo Maggi vem ao Acre atendendo a um pedido do senador Gladson Cameli (PP), seu colega de partido, o PP. O senador afirma que o ministro cumprirá agenda em Rio Branco, exclusivamente para ouvir o setor produtivo. A data ainda está sendo confirmada pelas assessorias, mas deve ocorrer na primeira quinzena deste mês.
Soja como referência
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná, chegou a Mato Grosso para plantar soja em Itiquira, no sul do estado. O negócio prosperou, dando origem ao atual Grupo Amaggi, um dos maiores produtores e exportadores de soja do Brasil, com negócios em diversas atividades econômicas, incluindo logística de transportes, pecuária e produção de energia elétrica.
Maior produtor
Considerado o maior produtor individual de soja do mundo, Blairo Maggi (através do Grupo Amaggi) é responsável por 5% da produção anual do grão brasileiro. Na safra de 2005/2006 perdeu o título para seu primo Eraí Maggi Scheffer, presidente do Grupo Bom Futuro.
Boa notícia
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) pode intensificar o ritmo de cortes na taxa básica de juros. A indicação dessa nova estratégia consta da ata da última reunião do comitê, divulgada quinta-feira (2). No último dia 22, o Copom anunciou o quarto corte seguido na taxa. Por unanimidade, o comitê reduziu a Selic em 0,75 ponto percentual, de 13% ao ano para 12,25% ao ano.
Inflação em baixa
Com a recessão econômica e as expectativas de inflação em queda, o comitê indica que os próximos cortes podem ser maiores do que o da reunião passada de 0,75 ponto percentual. “Com expectativas de inflação ancoradas, projeções de inflação na meta para 2018 e marginalmente abaixo da meta para 2017, e elevado grau de ociosidade na economia, o cenário básico do Copom prescreve antecipação do ciclo de distensão da política monetária [redução da Selic]”, diz a ata.

Bittar ao lado do irmão e do vereador Roberto Duarte /Foto: Assessoria
Bittar na batalha
O presidente do Instituto Teotônio Vilela, Marcio Bittar, continua conversando com as principais lideranças do Acre. Quarta-feira (1°) ele bateu papo com o vereador mais votado de Rio Branco, Roberto Duarte (PMDB) em seu escritório político. Bittar estava acompanhado do irmão, Edson. Pelo Facebook Duarte afirma que a conversa foi aprumada e construtiva.
Portela
Como fiel portelense não poderia deixar de registrar aqui o meu orgulho pela escola de Samba Campeã do Carnaval Carioca. A festa em Madureira, Zona Norte do Rio, continuava na manhã desta quinta-feira (2), após a dobradinha das escolas da região, com a vitória da Portela, campeã do Grupo Especial, e do Império Serrano, campeã pela Série A do Carnaval carioca.
Bom exemplo
Pelada dos amigos do Ney Amorim acontece há mais de 20 anos, todo domingo com mais de 200 atletas anuais de faixa etária 15 a 40 anos. Dispõe de árbitro da Federação, coordenador da pelada e premiações no fim de ano. O deputado vê na pelada uma forma de unir vários jovens de todos os bairros e até municípios próximos que estando ali todo domingo interagindo com pessoas boas e evitando a famosa mente vazia.
