Na tarde deste sábado (4), o prefeito Mazinho Serafim concedeu uma entrevista à imprensa na qual esclareceu alguns pontos sobre o processo seletivo e o início do ano letivo escolar na rede municipal de Sena Madureira.

Prefeito reuniu a imprensa para falar sobre ano letivo/Foto: Ascom PMSM
Acompanhado do vice-prefeito Gilberto Lira (PDT), do secretário municipal de Educação Altemir Lira e dos vereadores Dos Anjos, Tom Cabeleireiro e Ivoneide Bernardino, além da assessoria jurídica da prefeitura, Mazinho falou sobre a circunstância para que o ano letivo se inicie no município.
O prefeito destacou que a suspensão do processo seletivo foi uma medida adotada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em decorrência da Prefeitura de Sena Madureira estar com o limite de gastos com pessoal extrapolado.
Todavia, a situação agora é outra e os dados já estão atualizados, por isso o prefeito acredita que o encontro realizado com o presidente do TCE nesta semana possa resultar na liberação do processo seletivo aberto pela Prefeitura de Sena Madureira.
Dessa forma, enquanto aguarda uma resposta do TCE a prefeitura já ingressou com uma ação cautelar com pedido de liminar para que o processo seletivo seja realizado.
O secretário municipal de Educação, Altermir Lira, frisou que caso haja uma decisão favorável do TCE até quarta-feira da semana que vem, dia 8 de março, será possível começar as aulas já no dia 13 deste mês.

Vice-prefeito Gilberto Lira, o secretário de Educação, Altemir Lira e vereadores participaram da reunião/Foto: Ascom PMSM
“A maioria dos currículos já foi analisada. Estamos com a equipe preparada para trabalhar de dia, de tarde ou até mesmo à noite para concluir o restante, basta somente que o processo seletivo seja autorizado”. Altemir ainda falou que as aulas da zona rural estão previstas para começar no mês de abril.
Mazinho ainda destacou que a dispensa de servidores aposentados não influenciou no atraso do início das aulas, tendo em vista que a gestão precisaria realizar o processo seletivo independente disso para que a secretara que disponha de uma equipe de profissionais suficiente para suprir a demanda.
“Não tem nada a ver. De todos os professores aposentados que saíram, apenas 5 estavam em sala de aula, sendo 4 na zona rural e 1 na zona urbana. O nosso problema mesmo é o processo seletivo que foi suspenso”, finalizou o secretário de Educação do município, Altemir Lira.
Mazinho busca soluções no TCE para a retomada do processo seletivo da Educação
Na manhã desta sexta-feira (3), acompanhado da assessoria jurídica da Prefeitura de Sena Madureira e do secretário Municipal de Educação, Altemir Lira, o prefeito Mazinho Serafim (PMDB) participou de uma reunião no Tribunal de Contas do Estado (TCE) em Rio Branco.
Na ocasião, Serafim levou até o presidente do TCE, Valmir Ribeiro, a questão sobre a liberação do processo seletivo simplificado aberto pela prefeitura para a contratação de professores e outros profissionais de Educação, que fora suspenso por força de uma decisão do Tribunal de Contas do Estado.
No encontro o prefeito salientou que a contração desses provisionais é essencial para que se inicie o ano letivo nas escolas que integram a rede municipal de ensino em Sena Madureira. “Esta foi a segunda vez que estivemos em Rio Branco, no TCE. Informamos que sem a contratação desse pessoal não teremos como iniciar as aulas”, comentou Mazinho.
Segundo o prefeito, as medidas cabíveis já foram tomadas e toda equipe está aguardando a liberação do processo seletivo na próxima semana, para que se concluam as etapas do certame e em seguida se inicie o ano letivo.
Com o limite de gastos da folha de pessoal extrapolado, a Prefeitura de Sena Madureira estava impossibilitada de contratar novos profissionais. Por isso, no encontro com o presidente do TCE o prefeito Mazinho também informou que já foram adotadas medidas de redução nas despesas na folha de pessoal.
Prefeito Mazinho Serafim esclarece dúvidas sobre início do ano letivo em Sena Madureira
https://youtu.be/uFzwzNFj5gc
