Após temporada pelo Nordeste, Companhia de Teatro Visse e Versa se apresenta em Sena

Os trabalhos não param. Após 15 apresentações pelo Nordeste do país, a Companhia de Teatro Visse e Versa está de volta ao Acre, desta vez, apresenta-se nos municípios acreanos através do projeto Jamaxi Cultural, que leva espetáculos de teatro, dança, música e exposição de artes plásticas. O primeiro contemplado a receber o Espetáculo “Comédia Del’ Acre”será o município de Sena Madureira, que terá apresentação no dia 4 de março, a partir das 17h, na praça 25 de setembro, no centro da cidade.

O projeto é financiado pelo Ministério da Cultura (MINC) é uma realização do Governo do Acre, através da Fundação Elias Mansour, e tem o apoio local da Prefeitura de Sena Madureira, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Companhia realizou 15 apresentações pelo Nordeste /Foto: Agência de Notícias

 

SOBRE O ESPETÁCULO

Comédia Del’ Acre é um espetáculo composto de uma colcha de retalhos de várias histórias, na qual a narrativa se apresenta em um conjunto de elementos físicos e farsescos no contexto apresentado pelos atores neutros sem se atribuir um personagem principal. Assim, o espetáculo conta a história do teatro através dos tempos, que se inicia com um cortejo musico-teatral, saindo de um local para o outro, convidando e levando o público ao palco desta ação cênica.

Composto de ações físicas sustentadas pela musicalidade, o trabalho se desenrola a partir de Édipo Rei, tragédia grega, que se comunica com a lógica histórica do tempo das relações humanas, ao da comédia de Lisístrata em Greve do Sexo, trazendo em sua narrativa a violência contra a mulher. Neste ponto o espetáculo dá um salto histórico e passa para o drama de Romeu e Julieta, que tem em sua linguagem o popular e uma ação cênica possível de se revelar pelo desafio da embolada, que leva Romeu e sua Julieta a um diálogo objetivo do nascimento do amor entre os dois até o declínio levado pelo ódio entre Capuletos e Montequios.

O Espetáculo segue com a farsa, se utilizando de máscaras para contextualizar o Teatro Moderno Brasileiro de Nelson Rodrigues em “Dorotéia”, que aborda de maneira cômica o feio como belo, onde o belo é pecado. O restante do espetáculo se pauta em trazer jogos dinâmicos, que se aceleram e desaceleram ao tratar da importância do homem como ser do espaço físico, tendo a terra como local para a vida e a morte, presentes nas peças teatrais “Morte e Vida Severina” e “Tributo a Chico Mendes.

O trabalho se utiliza da linguagem musical para fazer a costura entre as cenas e as várias histórias contadas. Explorando a linguagem própria do teatro de rua e da comédia, da farsa e da tragédia popular, a encenação busca criar um diálogo com moradores e transeuntes das comunidades que visita.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: A companhia

Direção e Produção: Lenine Alencar

Compahia Visse e Versa apresenta o Espetáculo “Comédia Del’ Acre”

Quando? 04 de março de 2017

Que horas? 17 h

Onde? Praça 25 de Setembro, centro de Sena Madureira

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost