ContilNet Notícias

Decisão que exclui servidores estaduais e municipais da reforma da previdência deixa gestores em saia justa

Por JAIRO CARIOCA, DA CONTILNET

Os únicos servidores públicos afetadas pela proposta de reforma da Previdência serão os servidores federais, disse nesta terça-feira o presidente Michel Temer, que anunciou ao lado de líderes no Congresso que servidores de Estados e municípios ficarão fora da reforma.

Temer afirmou que tomou a decisão após recentes reuniões e que a medida foi tomada, segundo ele, em respeito ao pacto federativo. O presidente disse que mudanças para os servidores de Estados e municípios dependerão das manifestações dos governos e dos Legislativos locais.

O estado do Acre já deliberou sobre o reajuste previdenciário. No último dia 22 de fevereiro, por 13 votos a favor e 7 contra, os deputados aprovaram o aumento da contribuição. O reajuste enquadrou professores e militares.

Decisão foi anunciada ontem (21) pelo presidente Michel Temer ao lado de lideranças do Congresso.

Atualmente, 11% do salário dos funcionários é destinado ao fundo e, com a aprovação, o índice sobe para 14%. A lei foi sancionada em ato seguinte pelo governador Tião Viana. Nem ele e nem a sua equipe se manifestaram até agora sobre a decisão de Michel Temer.

A medida visa aliviar a pressão que o projeto de reforma vem sofrendo dentro do Congresso Nacional. O próprio PMDB pressiona o Palácio do Planalto por mudanças na Lei de Reforma da Previdência.

 

Sair da versão mobile