O novo embaixador do Peru, Vicente Rojas, cumpre uma extensa agenda no Estado do Acre. Um encontro de cônsules gerais, cônsules honorários e o chefe da oficina comercial do Peru no Brasil, será realizado em Rio Branco na próxima segunda-feira (3). Na agenda oficial está programado um encontro com o governador Tião Viana.
Segundo o cônsul peruano no Acre, Félix Germán Vásquez Solis, a missão de Rojas será a de fazer compromissos políticos e de conhecimentos das cidades da linha fronteiriça. Um ato cultural está marcado para as 16 horas de segunda-feira, na Rua Peru, no bairro Habitasa, onde será inaugurado um busto do poeta e escritor peruano César Abraham Vallejo Mendoza. Está agendada também uma visita ao presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Ney Amorim.
Governadores do Acre e Madre de Dios (no Peru), prefeitos e o senador Gladson Cameli (PP) participam de um ato na tri-fronteira, em Assis Brasil, às 11 horas de terça-feira (4). O senador Gladson Cameli representará o Senado Federal na solenidade em que as autoridades dos dois países pactuarão acordos bilaterais.
Em abril de 2016 os governos do Brasil e do Peru assinaram dois instrumentos com vistas à maior integração comercial: o Acordo de Ampliação Econômico-Comercial e o Projeto de Protocolo Adicional ao ACE 58 (Mercosul-Peru) para aceleração do cronograma de desgravação.
O governo brasileiro negociou bilateralmente o acordo, ou seja, sem os países do Mercosul, por se tratar de negociação de temas não tarifários, o que é permitido pelas regras do bloco. Os acordos representam o maior pacote temático já concluído pelo governo brasileiro bilateralmente.
Caravana oficial
Rojas faz questão de fazer o percurso de Rio Branco até Assis Brasil de camionete. Estão previstas paradas estratégicas nas cidades localizadas na BR-317 e visitas a pontos turísticos. Na quarta-feira (5) o embaixador participa de um encontro com empresários do Estado do Acre que têm interesse na ampliação do intercâmbio comercial entre os países.