ContilNet Notícias

Emurb atua tapando buracos no Parque da Maternidade e outros sete pontos de Rio Branco

Por ASSESSORIA PREFEITURA

Dando continuidade ao esforço concentrado de manutenção da malha viária da cidade, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), mantém oito frentes de serviço nesta segunda-feira, 27: no Canal da Maternidade; nas estradas da Sobral e Floresta; no Terminal de Integração da Ufac; e nas ruas Angicos, no bairro Vitória, e Sete de Setembro, no Esperança, além do Recanto dos Buritis, onde a ação tem parceria com o Deracre.

Homens trabalhando na manutenção da malha viária da cidade/Foto: assessoria

De acordo com o diretor técnico da Emurb, José Carlos Fernandes, a parceria com o Deracre deve continuar, como forma de vencer os desafios impostos pelas fortes chuvas que castigam a cidade, o que deixa o lençol freático bem acima do normal e faz a água penetrar no pavimento. O Deracre garante o pessoal e a Emurb entra com os insumos. “A prioridade são os corredores de ônibus, vias estruturantes e acessos dos bairros. A Emurb mantém frentes de serviço também no período noturno e aos sábados”, explica José Carlos.

Apesar do intenso período de chuvas do inverno mais rigoroso dos últimos anos, a Prefeitura já utilizou em mais de 200 ruas da capital, desde o início do ano, cerca de 6 mil toneladas de asfalto. São 700 caçambas de asfalto utilizadas na manutenção viárias nos últimos dois meses e meio. Em muitos pontos é utilizada a pedra rachão para garantir que o serviço seja muito mais duradouro.

Todo o esforço é para enfrentar o mais rigoroso inverno dos últimos 46 anos: já choveu 70% do previsto para o ano todo apenas nos primeiros 80 dias de 2017 – são 1.347 milímetros de chuva enquanto o esperado para o ano inteiro era pouco mais 1.900mm.

Equipes estão concentradas em obras de drenagem, terraplenagem e construção de meio-fio/Foto: reprodução.

Para vencer o desafio de garantir a manutenção viária, a Prefeitura opera com força máxima. Homens e máquinas da Emurb estão mobilizados em oito frentes de serviço para recuperação da malha viária diariamente. A orientação é aproveitar cada minuto de sol para manutenção dos corredores de ônibus e nas principais vias das regionais. E esse trabalho também acontece aos sábados e no período noturno.

No último sábado, 25, as equipes trabalharam na Via Chico Mendes e estradas da Floresta e de Porto Acre, além Avenida Getúlio Vargas e das ruas Alvorada e Milton Matos, no bairro Bosque; Major Ladislau Ferreira, no Abrahão Alab; José Magalhães, na Conquista; Sete de Setembro e General Vieira de Melo, no Novo Esperança, e 25 de Dezembro, no Tancredo Neves; e ainda nos conjuntos Adalberto Sena e Castelo Branco. O prefeito Marcus Alexandre esteve desde as primeiras horas do dia em campo para acompanhar a ação. “Estamos aproveitando todos os dias de sol para fazer a manutenção dos acessos e corredores e ônibus, usando brita, pedra rachão, tudo que for necessário para garantir a melhoria das ruas”, disse.

Além das equipes que atuam na recuperação das vias públicas, outras três estão concentradas em obras de drenagem, terraplenagem e construção de meio-fio

Sair da versão mobile