Em parceria Secretaria Municipal da Saúde de Sena Madureira (Semsa), equipes da unidade básica de Saúde Edson Sales, localizada no bairro Cristo Libertador, realizam nesta terça-feira (7) um dia especial de cuidados para mulheres, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira, 8 de março.
O público está recebendo orientações sobre diversos temas relacionados à saúde da mulher e atendimentos especiais. Para as mulheres que estão se dirigindo à unidade, os profissionais estão estão oferendo atendimento médico, enfermagem, nutricionista, psicóloga, coleta de PCCU, exames de colo de útero, de mama, realização de massagem com fisioterapeuta e orientações para atividades físicas.
Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher, a enfermeira Bruna dos Reis Monteiro, o principal objetivo é atender mulheres que trabalham durante a semana e têm dificuldade de acessar o sistema de Saúde. A coordenadora também frisou que o foco da programação é conscientizar as mulheres da importância de realizar exames de prevenção, para que procurem ter esse auto-cuidado.
A idealizadora do dia especial voltado para o público feminino, enfermeira e coordenadora da unidade básica de Saúde, Vanuza Cristina Botelho de Freitas, destacou que o atendimento será realizado até as 14h, sem intervalo para almoço.
Enfermeiras Bruna Monteiro e Vanuza Botelho ao lado do secretário Municipal de Saúde Daniel Herculano/Foto: Assessoria
“Nossa esquipe estará de plantão no horário de almoço para atender as mulheres que têm dificuldade em deixar seus filhos sozinhos. Daí pensamos que nesse horário o esposo pode ajudar a companheira, cuidado um pouco dos afazeres até ela se deslocar à nossa unidade”, comentou Vanuza.
A enfermeira Vanuza ainda destacou que todas as mulheres do município estão convidadas para receber os cuidados especiais na unidade básica de Saúde Edson Sales: “Estamos disponibilizado de uma série de profissionais aqui na unidade, todas as mulheres que chegarem até as 14h serão atendidas, vamos atender todas que estiverem aqui aguardando atendimento”, finalizou a coordenadora.
