Novo líder do PSDB
Primeiro-suplente de deputado da oposição, Francineudo Costa acaba de ser eleito presidente do Diretório Municipal do PSDB. Aos 31 anos, esse engenheiro florestal já é um velho conhecido da sociedade, por sua persistência na política. Em rápida entrevista à coluna ele fala sobre como dirigir um partido com figurões importantes, vaidosos, e que andam de discordância ultimamente.
Veja:
Coluna – Presidente, o PSDB no Acre teria “encruado” nos últimos anos. Em outras palavras: não cresceu nada. O senhor já tem uma receita para dar uma “bombada” no partido?
Francineudo – Somos a segunda maior bancada da Câmara de Rio Branco, com dois vereadores. Como “encruamos”? Mas em nossa gestão vamos dinamizar ainda mais o PSDB com o objetivo de alcançar os mais variados setores da sociedade. Temos uma estrutura organizacional consolidada composta pelos seguintes núcleos: ITV, que trabalha na formação política para novos filiados, PSDB mulher, Juventude e Tucanafro.
Coluna – Como o senhor pretende fazer para dirigir a municipal de um partido no qual a as “estrelas” da sigla não estariam se entendendo na executiva estadual? Ou uma não tem relação com a outra?
Francineudo – É natural que todos os partidos tenham suas lideranças de expressão, a meu ver toda liderança de expressão se consolida em virtude de seu trabalho e nós não podemos desprezar o capital político alcançado por essas lideranças. No PSDB temos dois grandes líderes: o ex-deputado federal Marcio Bittar e o deputado federal Major Rocha, os dois agregam valor ao partido e tenho certeza que ambos têm interesse que nossa gestão dê certo, inclusive pedi apoio aos dois para que unidos possamos fortalecer nosso partido.
Coluna – Tem uma cizânia dentro do PSDB que é de conhecimento da sociedade, então para ajudar a amenizá-la, como dirigente, o senhor terá que ter muita habilidade, por ser ‘pato novo’ diante do que já alcançaram os dois envolvidos, Major Rocha e Marcio Bittar. O senhor tem ideia de como resolver isso em virtude da proximidade da eleição que interessa a eles, a de 2018?
Francineudo – O PSDB é um partido democrático em suas decisões, sendo a convenção estadual a instância máxima para deliberação política. Cada diretório municipal elegerá seus delegados que participarão da convenção. O diretório Municipal de Rio Branco elegeu sete delegados para essa convenção. Tanto Márcio quanto Rocha trabalham para se viabilizar. Quem estiver melhor avaliado será o escolhido na convenção e este será o candidato ao Senado que o PSDB de Rio Branco vai às ruas apresentar suas propostas à sociedade.
Ampla defesa
Se depender do vereador Manuel Marcos (PRB), presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Juruna (PSL) terá os 120 dias garantidos pelo Regimento Interno para se defender dos pedidos de cassação. “Direito é para ser usado”, afirma.
Sem credibilidade
Nenhuma credibilidade deve ser dada a essas pesquisas lançadas no Facebook. Não tem nenhum critério científico, por serem criadas por assessores. Além disso um pessoa pode votar mais de uma vez.
Ramal Cinco Mil
Esse é o ramal que dá acesso à Colônia Cinco Mil, para onde migram centenas de seguidores do Santo Daime. Praticamente intrafegável, a via tem sido um “complô” contra os adeptos da seita.
Diferença na rede
Assessores do senador Gladson Cameli (PP) não conseguem mais contar quantos internautas já se apresentaram para ajuda-lo na campanha pelas redes sociais. Todos voluntários.
Formiguinhas
Marcio e Marcia Bittar não estão brincando de fazer política na oposição. Estão trabalhando para trazer ao menos mais dois partidos da Frente Popular.
Demissão pela lei
Tião Flores (PSB) terá que demitir servidores na prefeitura de Epitaciolândia. Isso é desgastante, mas tem que ser feito para não confrontar a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Amigos sumidos
Perguntei ao ex-deputado Zé Carlos, aquele dos ônibus, se disputa a eleição ano que vem. Ele diz que não será possível. Perguntei a razão e ele foi taxativo: “Os amigos sumiram”.
É forte!
Tudo pelo poder
Dirigentes de partidos da Frente Popular que participaram de um encontro sábado, em um hotel, saíram animados, mesmo sabendo da popularidade do senador Gladson Cameli (PP), provável candidato a governador pela oposição. E um deles disse à coluna: “A oposição não pode subestimar um exército que não está afim de perder o poder”.
E têm muita razão.
Nome forte
Marfisa Galvão (PSD), primeira-suplente de deputada federal da oposição, deu uma volta no Juruá com o marido, senador Sérgio Petecão (PSD), no último fim de semana e sentiu como seu nome é forte. Mas continua descartando candidatura.
Pela Custódio Freire
Robson Oliveira e Leandro formam a dupla que está disposta a ganhar a presidência do bairro Custódio Freire. Eles levaram a sério o negócio e fazem uma campanha bem redonda, levando esperança aos moradores.
Vereador morre
Depois de muita luta pela vida o ex-vereador Manoel Lira perdeu a batalha e faleceu no último domingo. Lira se elegeu em 1982, debaixo das asas do então deputado estadual Raimundo Melo, pai do atual deputado federal Flaviano Melo. Portanto, era um “filho” do PMDB.
Campeão
Meu colega jornalista Resley Saab é campeão de prêmio de jornalismo no Acre. Papou outra vez o do Ministério Público.
Pelo telefone
Liguem no telefone 99922-2118 ou envie e-mail a [email protected] para reclamar da coluna ou fazer alguma denúncia. Não demore!


