25 de abril de 2024

Restos de animais e fetos de bezerros são jogados ao ar livre em lixão de Sena

Em uma publicação do secretário Municipal de Serviços Urbanos em Sena Madureira, Milton Pinheiro, é possível identificar a situação precária que se encontra o lixão do município, que está situado na entrada cidade, aproximadamente no km 6 da BR-364. Além da quantidade de entulhos que se vê diariamente, os moradores reclamam agora da quantidade de restos mortais de animais abatidos em matadouros próximos e jogados no local.

Na postagem, Milton fala que o problema é consequência de administrações passadas e carece de atenção pública. “Toda essa desordem pode até não ser proposital, mas só reflete na atual administração, que não tem culpa nenhuma”, escreveu.

Restos de animais jogados no lixão de Sena /Foto: Reprodução/Facebook

O local, comumente denominado de “Parque dos Urubus”, recebeu a visita técnica de trabalhadores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Sena Madureira (Semsur), que atestaram a quantidade de carcaças de animais. De acordo com Pinheiro, uma denúncia, com fotos, confirma que um frigorífico da cidade é responsável por lançar os corpos no local.

“Não tenho nenhum prazer em escrever esse texto, o qual mostra a triste realidade em que atravessa esse início de gestão, mas sobre denúncia, comprovamos com fotos que realmente o caminhão que presta serviços para o frigorífico, está despejando restos de animais e fetos de bezerros na área do lixão. Uma enorme quantidade de abutres se aglomeram”, acrescentou.

Urubus e ratos fazem a festa com as carcaças /Foto: Reprodução/Facebook

Reconhecendo a empresa Frigo Sena como sendo uma das principais que trabalha no ramo de abatimento de animais no município, a reportagem da ContilNet entrou em contato com Ivan Rios, um dos representantes do frigorífico, que disse não ser verdade a acusação. Rios disse que em sua empresa o proprietário de outro abatedouro, localizado em Rio Branco, faz o serviço de coleta no local e leva os resíduos para a capital acreana. Perguntado sobre os restos que sobram dos animais entregues a comerciantes locais, o empresário afirmou não saber para onde são levados.

Fetos de bezerros foram encontrados no lixão /Foto: Reprodução /Facebook

Em contato com a assessoria jurídica do Ministério Público na cidade, a reportagem foi informada que uma reunião será realizada às 11h desta quinta-feira (9), na sede do órgão, para tratar da denúncia. Técnicos da Prefeitura de Sena Madureira e um grupo multidisciplinar de fiscalização, com orientação da Promotora Patrícia Paula, farão a inspeção no local.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost