Ícone do site ContilNet Notícias

Vândalos quebram e furtam pedaços da escultura de Juvenal Antunes na Gameleira

Por RICARDO BISPO, DA CONTILNET

Nem os personagens históricos estão escapando da violência que assola o Estado do Acre. A “vítima” desta vez foi a escultura do poeta e escritor Juvenal Antunes localizada em frente ao mastro da bandeira do Acre, no Calçadão da Gameleira em Rio Branco.

De acordo com nota oficial expedida pera Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) neste domingo (26), a escultura foi depredada e teve uma peça do monumento de bronze furtada. Populares que estavam no local no momento da ação conseguiram impedir que a mesa que compõe abra também fosse levada.

Como estava a estátua e como ficou/Fotos: Alma Acreana e Yuri Montezuma

Confira a nota expedida pela FEM na íntegra:

Nota Oficial

O Governo do Estado lamenta a ação em que vândalos tentaram destruir o patrimônio público. A escultura de Juvenal Antunes, feita pela artista Cristina Motta, que fica em frente ao mastro da bandeira do Acre, localizado na Gameleira, foi depredada e teve uma peça do monumento de bronze furtada. Populares que estavam no local no momento da ação impediram que a mesa que compõe o dispositivo também fosse levada.

Tal atitude de vandalismo fere a honra de todos os acreanos, bem como causa tristeza aos amantes da cultura contemporânea.

Informa também que todas as providências cabíveis na esfera criminal foram implementadas para apurar os danos causados em um monumento confeccionado em bronze de alto valor cultural.

Cumpre esclarecer que a Polícia Civil instaurou procedimento de investigação para apurar os danos causados por vândalos e segue nas buscas.

Karla Martins
Presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour

Sair da versão mobile