Instituído em maio de 2007, durante a Assembleia Mundial da Saúde promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial de Luta contra a Malária foi criado para divulgar informações sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
Em 2016 o Estado registrou pouco mais de oito mil casos da doença no período de janeiro a março. Este ano, no mesmo período, 7,6 mil casos foram registrados, o que demonstra uma redução de 7,4% nos casos de malária, segundo dados do Sistema de Informações da Malária (Sivep-Malária).
No Acre, as principais ações desenvolvidas contra a malária são exames diagnósticos, borrifação de veneno nos domicílios e atividades de prevenção e orientação promovidas pelo município, com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), além da entrega de medicamentos para tratamento nas residências.
Em 2005 o Acre registrou mais de 90 mil casos de malária. A partir dessa epidemia, um conjunto de ações de governo reduziu os números registrados para dois mil por mês, aproximadamente.
Com informações da Agência de Notícia do Acre