Uma iniciativa inédita defendida pela representação local do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac) na cidade de Cruzeiro do Sul levou a aprovação da jornada de 30 horas para os técnicos em saúde. A Lei de autoria do vereador Romário D’ávila foi aprovada por unanimidade na sessão desta segunda-feira (3) na Câmara de Vereadores da cidade.
Agora os enfermeiros e os técnicos em enfermagem, laboratório, higiene bucal, auxiliares de enfermagem e em higiene bucal terão a jornada de trabalho reduzida para 30 horas semanais. A medida não impede uma maior carga de trabalho, mas esta deverá ser remunerada como “hora extra”.
“Essa medida é uma luta antiga do movimento sindical e apenas reconhece as dificuldades e o desgaste inerentes a nossa profissão”, afirmou Venilson Albuquerque, representante local do Sintesac. A Lei agora será encaminhada ao prefeito para sanção e o município terá 180 dias para regulamentar e aplicar. A medida foi comemorada por todos os profissionais beneficiados e foi considerada uma vitória da categoria. “É uma luta antiga e conseguimos nos fazer ouvir por parte dos vereadores”, afirmou Venilson.