“Chuvas fortes antecedem a chegada de ar frio polar”, prevê David Friale

A segunda penetração de ar polar de 2017, no Acre, deve ocorrer na próxima semana, segundo a previsão do pesquisador em meteorologia David Friale.

De acordo com o publicação na última quinta-feira (7) em seu site ‘O tempo aqui’, uma frente fria chegará ao Estado na próxima segunda-feira (10):

“Será uma frente fria fraca, mas o ar polar que vem na sua retaguarda deverá diminuir um pouco a temperatura e deixá-la agradável durante quase toda a semana, no Acre, principalmente, no leste e no sul do Estado.

Assim, no domingo e na segunda-feira próximos, as chuvas pré-frontais e frontais – aquelas provocadas pela aproximação e chegada de frentes frias – deverão ser fortes e volumosas, com possibilidade de muitos raios e ventanias, em vários pontos do Acre”, escreveu o pesquisador.

Friale

A segunda penetração de ar polar de 2017, no Acre, deve ocorrer na próxima seman/Foto: Reprodução

Ainda de acordo com Friale, o frio moderado desta semana vai ser apenas uma prévia para outra frente fria mais intensa na semana seguinte: “Outra frente fria, um pouco mais forte, deverá chegar ao Acre, entre os dias 14 e 17 de abril, com ventos mais fortes, sendo, logo em seguida, sucedida por mais uma penetração de ar seco polar.

Esta segunda incursão de ar polar deverá ser um pouco mais intensa e provocar uma queda um pouquinho maior da temperatura, mas nada que possa ser caracterizado como uma típica friagem”.

O mago do tempo, como David Friale é conhecido, explica que a verdadeira friagem aguardada pelos acreanos só deve chegar na segunda quinzena do mês:

“Haverá um período de cerca de dez dias com chuvas menos intensas e menos frequentes no Acre, principalmente, no leste e no sul do estado. Há, inclusive, possibilidade de que as chuvas cessem por uns quatro ou cinco dias sucessivos na maior parte do Acre.

No entanto, estas perspectivas de tempo podem ser alteradas, pois não há, ainda, a firmeza nas interpretações de como será o exato comportamento da atmosfera.

Há possibilidades de que a temperatura caia mais do que o previsto no momento ou, até mesmo, de ocorrência do fenômeno da friagem, entre os dias 12 e 18 de abril.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost