Com organização do professor Gerson Albuquerque, da Universidade Federal do Acre, o resultado de uma colaboração internacional toma forma nesta quarta-feira (19), com o lançamento da coletânea “Das Margens”, obra que reúne textos sobre a diversidade cultural na Amazônia e na América Latina. A obra vem após um esforço de sete anos, tomando sua primeira forma graças à uma proposta de 2009 no Mestrado em Letras: Linguagens e Identidades, da Ufac.
Após esse momento inicial, a ideia foi expandida e recebeu contribuições nacionais e internacionais. Entre os autores reunidos no livro, destacam-se os intelectuais indígenas Edson Kayapó e Gersem Baniwa, a crítica literária chilena Ana Pizarro, e o poeta peruano Luis Lopes Herrera.
Gerson enfatiza que os textos são, principalmente, reflexões que guiaram as pesquisas acadêmicas: “Além de abordarmos os campos da literatura, das línguas, artes plásticas, teatro e educação, o livro também possui crítica à colonialidade dos pensamentos-sistema que fundam discursos etnocêntricos nessas regiões”.