O Embaixador do Peru no Brasil, Vicente Rojas, está no Acre cumprindo agendas diplomáticas com o objetivo de fortalecer as relações entre os dois países.
Durante a manhã desta segunda-feira (3) o embaixador visitou o Palácio Rio Branco acompanhado do Governador Tião Viana, quando trataram de assuntos de interesse dos dois países entre eles a compra e venda de produtos. Para Rojas, a relação entre Acre e Peru já é estreita mas é necessário se potencializar: “Nos precisamos trabalhar juntos nesta integração para nos apoiar e solucionar da melhor maneira esta integração, creio que aqui podemos fazer muitos intercâmbios comerciais e diversos outros aspectos”, declarou o Embaixador.

Hoje o Acre já exporta milho e 20 toneladas de pescados a cada 10 dias além de estar trabalhando na possibilidade de exportar também suínos. O governador Tião Viana lembrou que a relação entre Brasil e Peru por meio do Acre já vem se fortalecendo desde 2014 quando o Estado sofreu com a falta de mantimentos devido a cheia do Rio Madeira, que impossibilitou a chegada de produtos pelas estradas necessitando assim da colaboração do país vizinho para a exportação de alimentos e combustível.

“Nós tivemos a solidariedade do Peru no atendimento de combustíveis para nós, estávamos em colapso eminente de suporte de combustíveis e alimentos que fluíram pela fronteira e de lá pra cá tem evoluído estamos comprando e vendendo alimentos do Peru, mas precisamos avançar muito. Se o Peru tem produtos como leguminosas, hortaliças, fertilizantes que podem chegar aqui por um preço muito menor, então queremos avançar mais nesta relação, se hoje estamos vendendo para China e Egito, porque não ao Peru? Que tem uma grande área de cooperação e produção”, destacou o governador.
