Ícone do site ContilNet Notícias

Incra/AC realiza Oficina de Planejamento para técnicos e servidores em todo o estado

Por ASSESSORIA

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Acre (Incra/AC) realiza nesta semana um Oficina de Planejamento Estratégico das Ações de Desenvolvimento para 2017. O evento acontece de 4 a 6 de abril, na Pousada da Floresta, município de Plácido de Castro e conta com a participação de cerca de 60 servidores do Instituto.

De acordo com o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento, Hildebrando Veras de Menezes Sobrinho, a Oficina de Planejamento da Divisão de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos tem por objetivo apresentar uma metodologia interdisciplinar de trabalho que otimize o cumprimento de metas estabelecidas pelo governo federal para a titulação de lotes em assentamentos, além de fortalecer a parceria entre o órgão e entidades públicas e privadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária e para a ampliação do acesso dos assentados a políticas públicas.

De acordo com Eduardo Ribeiro, o título definitivo da terra significa segurança para o agricultor assentado

O evento contou com a participação de Tânia Mara Soccio Bezerra, da Divisão de Estruturação de Assentamentos do Incra nacional (DDI-II) e de José Vasconcelos da Divisão de Consolidação de Assentamentos (DDA-II), além do superintendente do Incra/AC, Eduardo Ambros Ribeiro, de chefes das divisões da autarquia no estado e dos servidores da capital e do interior.

De acordo com Eduardo Ribeiro, o título definitivo da terra significa segurança para o agricultor assentado. “O maior sonho de quem busca a terra é ser dono da sua área”, afirmou, acrescentando que o Incra está trabalhando para atingir a meta estabelecida de titulação para o estado do Acre, que é de 2,5 mil títulos em 2017.

Hildebrando Veras destacou a importância da oficina para o planejamento de ações integradas do Incra na otimização de recursos e de tempo, com isso dando maior celeridade no processo de titulação das áreas de assentamento.

Entrega de títulos no interior

No dia 9 de fevereiro o Incra deu início ao plano de ação estabelecido para o ano de 2017 para a entrega de títulos definitivos em projetos de assentamento da reforma agrária. A primeira etapa, que começou pelo Projeto de Assentamento Alcobras. Na ocasião, mais de 60 famílias foram beneficiadas com os títulos definitivos de suas terras.

Incra tem colocado como prioridade a titulação de terras para os acreanos /Foto: Assessoria

Dando continuidade ao plano de ação de titulação dos projetos de assentamentos no Acre, a superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), entregou no dia 24 de março, 61 títulos definitivos para assentados do município de Brasiléia. O evento aconteceu no Centro Cultural do município e contou com a presença de agricultores dos Projetos de Assentamento (PA) Três Meninas, Pão de Açúcar e Princesa e do Projeto de Assentamento Dirigido (PAD) Quixadá.

Já no dia 31 de março, o Incra retornou ao Projeto de Assentamento Alcobras para a segunda etapa de entrega de títulos na localidade. Durante o evento, que contou com a presença dos senadores da República Gladson Cameli e Sérgio Petecão, dos deputados federais Flaviano Melo e Major Rocha, dos deputados estaduais Chagas Romão e Nicolau Júnior, além do prefeito do município de Capixaba, José Augusto e de vereadores, pouco mais de 170 assentados receberam os títulos.

Eduardo Ribeiro, superintendente regional do Incra, falou sobre a alegria de poder entregar os títulos na comunidade do Alcobras enfatizando o esforço dos servidores do órgão para que a titulação acontecesse.

“É com grande felicidade que estamos hoje realizando mais uma etapa de entrega de títulos no PA Alcobras, isso para nós do Incra é motivo de celebração e de grande satisfação, pois sabemos a importância desses documentos. Esses títulos representam a liberdade do assentado que a partir de agora poderá ter acesso, entre outras coisas, a financiamentos e créditos junto as instituições financeiras. A titulação dos projetos de assentamento é uma meta da nossa gestão, trabalhar para o assentado, para o agricultor, pois sabemos da força da economia por meio da agricultura. Mas nada disso teria sido possível se não fosse o empenho e dedicação de pessoas comprometidas e com vontade de trabalhar pelos assentados, e aproveito aqui para agradecer a todos os servidores do Incra”, finalizou o superintendente.

Sair da versão mobile