Ney Amorim cresce na disputa pelo Senado; “tem votos até na oposição”

O nome do atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ney Amorim (PT), foi confirmado para disputar uma das duas vagas ao Senado pela Frente Popular do Acre. A indicação não foi por acaso, Ney tem a sonhada candidatura que nasceu e cresceu nas bases. À frente do poder Legislativo do Estado, manteve-se leal ao projeto da FPA e, principalmente, ao Palácio Rio Branco. Um pacificador dentro do parlamento, Ney conquistou apoio para se eleger e se reeleger por unanimidade, com votos da oposição, tornando-se um gigante no diálogo com a base e até com deputados de oposição.

Além desse currículo, na dinâmica da política, em especial pelo turbilhão de acontecimentos dos últimos tempos – a maioria envolvendo citações de políticos na Operação Lava Jato – o único nome que reuniu consenso foi o de Ney Amorim. De forma estratégica, a Frente Popular decidiu sair na frente e no fim de semana decidiu consolidar o nome do atual senador e pré-candidato à reeleição Jorge Viana e Ney Amorim, ambos do PT, para preencher as duas vagas majoritárias.

A Frente Popular também apresentou quatro nomes para a disputa do Palácio Rio Branco nas eleições do próximo ano: o do atual prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, a vice-governadora Nazaré Araújo, o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, e o deputado estadual Daniel Zen, líder do governo na Aleac.

Ney tem simpatizantes até na oposição/Foto: ANA

Quem anda pelos corredores da Assembleia Legislativa percebe a relação estreita entre Ney e os parlamentares da Casa. “Ele sabe mexer com as pedras. Tem voto até de deputados da oposição”, garante uma experiente liderança política. “Só não diz que eu disse, senão posso ter problema”, pediu.

Para o deputado estadual Manoel Morais (PT), a FPA entra com o que tem de melhor para as eleições de 2018. “Sobre o Ney especificamente, eu já vinha defendendo a sua indicação faz tempo, porque acredito na juventude e nas ideias novas”, disse Morais.

Morais defende o nome de Marcus Alexandre como pré-candidato ao governo pela Frente Popular. “O Acre teria muito o que ganhar com ele”, disse o deputado. Ele ainda afirma que a reeleição de Jorge Viana é questão de honra pelo o que o senador fez pelo Estado.

O deputado estadual Lourival Marques (PT) disse que o senador Jorge Viana tem todo o respeito da base para disputar a reeleição, e que Ney Amorim tem três mandatos de deputado estadual, já foi secretário da Assembleia, é presidente atual, tem diálogo com todos os deputados, é jovem e por isso se tornou um dos melhores nomes da da Frente Popular para a disputa por uma vaga no Senado em 2018”, disse Marques.

Sem manifestar preferência, Marques afirma que a indicação de quatro nomes para a disputa do Palácio Rio Branco em 2018 demonstra maturidade e renovação dos quadros da Frente Popular. Ele não acredita em eleição fácil, disse que vai ganhar quem tiver a melhor proposta.

“O Ney tem a nossa simpatia”, diz Jenilson

Ney Amorim conta até com o apoio do deputado Jenilson Leite (PCdoB). Para ele, o contexto de candidatura dentro da Frente Popular se dá pelo acúmulo de forças existentes. “É notório que hoje para ter condições de disputar, os nomes de Ney Amorim e Jorge Viana representam muito bem as forças políticas. O Ney tem a nossa simpatia, assim como o senador Jorge Viana. São dois nomes fortes e preparados para uma disputa, principalmente, se a oposição sair com mais de dois nomes”, acrescentou o comunista.

Jenilson defende maior discussão para os nomes que encabeçarão a chapa para disputar o governo. “O importante é ter gente com condições de fazer a disputa, os nomes são legítimos, mas precisamos ver quem reúne as melhores condições para ganhar as eleições”, observa.

Cartas na manga

Quem conhece os bastidores da Assembleia Legislativa do Acre sabe da relação estreita entre o presidente da Casa, Ney Amorim, com maioria dos parlamentares. “O apoio à candidatura do Ney ao Senado vai além dos deputados da Frente Popular. Ele tem apoio até de parlamentares da oposição e vocês irão confirmar o que estou dizendo no próximo ano, quando a guerra começar. O Ney é um cara novo, mas bem preparado e com muitas cartas na manga”, disse a liderança (de oposição) que pediu para ter a identidade preservada.

PUBLICIDADE