Após denunciar a falta de medicamentos e máquinas de exames na Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), o deputado estadual Heitor Junior (PP) levou uma boa notícia aos portadores de Hepatites no Estado. A realização gratuita de um exame que até então tinha uma alto custo para as pessoas em tratamento.
De acordo com o deputado, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Rio Branco, Associação dos Portadores de Hepatite do Acre (Aphac) e um laboratório particular vai garantir o exame de elastografia hepática a pessoas de baixa renda: “Parabéns ao prefeito que fez esta parceria e vai garantir que 30 pessoas portadoras de Hepatites A, B ou C possam fazer este exame que é essencial para o tratamento mensalmente”.
A elastografia é um exame utilizado para avaliar a fibrose hepática, que reflete saúde e os danos no fígado causados por doenças crônicas nesse órgão, como hepatite, cirrose e o excesso de gordura. Esse exame é rápido, não causa dor e não precisa de agulhas ou cortes, podendo também ser usado para diagnosticar doenças, substituindo a biópsia em muitos casos.
O exame custa em média R$ 500 e um portador de hepatite precisa fazer em média 3 destes exames anualmente: “Este exame custa caro e é fundamental para o tratamento, por isso esta parceria vai possibilitar que pelo menos 30 pessoas de baixa renda sejam atendidas mensalmente a partir da semana que vem”.