Prefeitura e MPAC realizam encontro do Observatório da Infância para a elaboração de políticas públicas

Nesta terça-feira (25) foi realizado no auditório da Escola de Ensino Médio Dom Júlio Mattioli o encontro do ‘Projeto Observatório da Infância’. De iniciativa do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e com apoio da Prefeitura Municipal de Sena Madureira, o projeto tem o objetivo de detectar as principais dificuldades e desafios no atendimento às crianças e adolescentes.

No encontro foi apresentado o diagnóstico da estrutura e o funcionamento dos órgãos públicos estaduais e municipais, por meio da análise dos serviços e das políticas públicas e avaliação das necessidades. Os dados coletados no ano passado guiarão as instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, na formulação e execução das políticas públicas.

Projeto objetiva detectar as principais dificuldades e desafios no atendimento às crianças e adolescentes /Foto: Assessoria

Estiveram presentes a promotora de Justiça Patrícia Paula, o Coordenador do Centro Operacional de Defesa da Infância e Juventude, Ubirajara Braga, o vice-prefeito e secretário Municipal de Cultura, Gilberto Lira (PDT), o vereador Dos Anjos (PMDB), o secretário Municipal de Saúde, Daniel Herculano, a secretária Municipal de Assistência Social, Meire Serafim, a coordenadora do Cras, Jaira Azevedo, o gerente do Hospital João Câncio Fernandes, Juza Bispo, e demais representantes dos órgãos parceiros.

A promotora de Justiça Patrícia de Paula comentou sobre a missão e a importância do projeto para a comunidade senamadureirense. “O projeto tem a missão de passar às instituições o diagnóstico realizado sobre os problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes, bem como os desafios a serem alcançados e as políticas públicas a serem aperfeiçoadas no que diz respeito à criança e ao adolescente”, disse Patrícia.

O vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Gilberto Lira, falou sobre o papel e a importância da Cultura e do Esporte no meio da juventude. Além disso, Lira destacou que em quatro meses de gestão já foram realizados eventos culturais como shows de música, apresentação teatral e oficina de teatro em parceria com a Fundação Elias Mansour (FEM).

Vice-prefeito Gilberto Lira /Foto: Assessoria

Ainda sobre o envolvimento dos adolescente e jovens com a Cultura, Gilberto lira comentou sobre o resgate da Banda Musical Carlos Perreira. “Tenho conversado com o Mazinho sobre o projeto que enriqueceu nossa cultura e musicalidade, que foi a Banda Carlos Pereira. Está em nossos planos o resgate dessa banda, que atende mais de 30 jovens, quando eles saem da escola e já correm para os ensaios, o que também livra os jovens dos riscos e vícios”, frisou Lira.

O vice-prefeito ainda falou que quando ele era vereador lutou muito pela ativação do projeto que que visa o ensino de música nas escolas. Nesse sentido, Lira frisou que a implantação poderá acontecer no próximo ano em Sena Madureira. Sobre o calendário esportivo, Gilberto destacou que as modalidades Sub-14 e Sub-17 estão inseridas para trabalhar com esses adolescentes, além dos Jogos Escolares que tem o apoio da Prefeitura, assim como o total apoio da gestão à seleção Sub-17 de futsal do município, que percorre todo Estado participando de competições.

A secretária Municipal de Assistência Social, Meire Serafim, falou da importância de analisar esse diagnóstico para ter uma base nas áreas que precisam ser assistidas pelos parceiros do projeto. Além disso, Meire comentou que a secretaria de Assistência Social será sempre uma parceira fiel na parte que visa as melhorias das crianças, adolescentes e suas famílias.

Ubirajara Braga ao lado da secretária Municipal de Assistência Social, Meire Serafim /Foto: Assessoria

O gerente do Hospital João Câncio Fernandes, Juza Bispo, falou da importância de realizar parcerias entre a Saúde municipal e estadual para ajudar e orientar os atendimentos às crianças, adolescentes e suas famílias no município. “Em parceria com o secretário de Saúde municipal, Daniel Herculano, estamos desenvolvendo uma comunicação para ajudar e melhor esses atendimentos às famílias no município”, disse Bispo.

Sobre o Projeto

Entre os principais objetivos do Observatório da Infância estão a detecção de necessidades da infância e das famílias em relação ao atendimento e melhorias dos encaminhamentos, avaliação das adequações das políticas, programas e serviços sociais existentes, com propostas para orientar a execução de políticas públicas e atuações.

O projeto visa também construir um dispositivo técnico e permanente de consulta de informações e dados estatísticos para orientar as tomadas de decisões pelas instituições que compõe o SGDCA e avaliar os ‘nós críticos’ de funcionamento do sistema por meio da escuta às vítimas de violência que procuram o Nucria, IML, Conselho Tutelar ou Hospital quanto ao motivo da busca pelo serviço e suas especificidades.

PUBLICIDADE