Ícone do site ContilNet Notícias

Sistema de combate a fraudes no seguro desemprego identifica 19 pedidos ilegais no Acre

Por ALAMARA BARROS, DA CONTILNET

Um novo sistema de combate a fraudes no seguro desemprego implantado pelo Ministério do Trabalho no fim do ano passado identificou só no Estado do Acre 19 pedidos fraudados até esta segunda-feira (10), em um total de R$ 90 mil bloqueados. São Paulo, que concentra a maior população do país, lidera o ranking com 5.257 pedidos, seguido do Maranhão, com 3.733 casos.

A base para o rastreamento é o CPF do trabalhador, o que também ajudará a reduzir problemas de duplicidade de matrícula no Programa de Inclusão Social (PIS). De acordo com o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, a ferramenta fará integração com todas as bases de dados do Ministério do Trabalho, Receita Federal, Caixa Econômica Federal, entre outras. Isso vai proporcionar mais precisão e qualidade das informações, possibilitando maior agilidade no combate a esse tipo de crime.

Ainda de acordo com Nogueira, o sistema permite acompanhar todo o processo entre o pedido do benefício e o pagamento feito pela Caixa. A plataforma vai permitir uma economia estimada em até R$ 1,25 bilhão aos cofres públicos em 2017.

Além de assegurar recursos dos contribuintes, o combate às fraudes garante que o benefício seja pago a quem realmente precisa, que é o trabalhador que perdeu o emprego. As fraudes comprovadas são comunicadas à Polícia Federal. Quem tiver o seguro-desemprego bloqueado será comunicado e deverá procurar o Ministério do Trabalho.

Sair da versão mobile