A ingratidão de Tião Viana
Se confirmada a denúncia de “Caixa 2” na campanha de Tião Viana em 2010, ele estará sendo ingrato com seu irmão, o senador Jorge Viana (PT/AC). Vejamos: Jorge usou de todo o seu prestígio para levantar nada mais, nada menos que R$ 2 milhões para a campanha que, como todos sabem, e os números oficiais mostraram, estava apertadíssima no Estado.
Decisivo
Ora, esse valor foi decisivo para que Tião Viana vencesse as eleições pela vantagem apertada contra um candidato – Bocalom – que entrou no cenário com a cara e a coragem. Hoje, a retribuição de Tião é a de lançar um candidato, com potencial, que pode deixar o irmão [Jorge], sem mandato.
Rachado
Todo mundo sabe que o grupo do PT segue rachado: os que apoiam a candidatura de Ney Amorim (PT) para o senado, ao lado de Jorge Viana; os que, como Jorge, defendem candidatura única, diante do cenário desgastado do partido no cenário nacional e local.
Quem ganha com o Racha
Tudo, pelo menos até agora, parece conspirar a favor da pré-candidatura do senador Gladson Cameli (PP). Esse racha, caso se mantenha até as eleições, favorece a oposição, que pode fazer cabelo, barba e bigode. O cenário é perfeito.
Rachada
Mas não é somente na política que os interesses conseguem dividir rebanhos. Um pastor, que pediu para não ter seu nome revelado, afirmou que a Assembleia de Deus segue rachada em todo o Estado do Acre. Há um plano, segundo o religioso, de se fazer uma nova convenção em Rio Branco, onde, no organograma financeira da instituição, estão as Igrejas com mais ‘café no bule’.
Isolamento
Neste caso, o pastor e atual presidente da Convenção Estadual, Pedro Abreu, ficaria isolado e administrando apenas as Igrejas com menor poder financeiro – as do interior do Estado – onde o representante é muito forte. Isso é o que antecede a convenção estadual da Igreja. O Pastor afirma que, o plano segue um modelo de outros estados, e que “o golpe” está em pleno andamento.
Nomeações
As nomeações que aconteceram semana passada, envolvendo nomes de pastores, esposas de pastores e apadrinhados, seria um dedo do Estado nessa briga. Há quem afirme que o Palácio Rio Branco não aceitou a derrota para Pedro Abreu.
Pastor Pedro Abreu
Luto e reflexão
Que momento difícil atravessa a conselheira do Tribunal de Contas Naluh Gouveia. Perdeu o irmão, o pai e agora a mãe, tudo em menos de 45 dias. A coluna se solidariza e transmite nosso apoio de fé neste momento de dor e muita reflexão.
Albion disse adeus…
O policial civil Albion conseguiu sensibilizar grande parte da sociedade acreana com a sua partida. Pelas redes sociais foi grande a comoção. Ele leva consigo um estilo de investigação e resolução de crimes. Se isso foi um legado, bem, a história vai dizer.
Marina Silva
O grande questionamento pelas redes sociais é se Marina Silva é ou não incluída na lista dos corruptos ao ter aceitado recursos da Odebrecht. A empresa doou oficialmente R$ 1,25 milhão à campanha de Marina Silva, em 2014, após um encontro da então candidata à presidência com o herdeiro do grupo, Marcelo Odebrecht, em um hotel perto do aeroporto de Guarulhos.
Fora da lista
Em acordo de delação premiada, Alexandrino Alencar, ex-diretor de Relações Institucionais da empreiteira, descreveu a reunião como “institucional”. Marina não é investigada na Operação Lava Jato. Pessoal das redes sociais, não perdoou. O fato vem sendo chamado de hipocrisia verde.
Abre aspas
“Imaginem Marina Silva e Marcelo Odebrecht discutindo valores culturais. Ainda mais depois de ela ter se tornado vice de Eduardo Campos que, segundo os dirigentes da Odebrecht que lhe abriam as burras, ‘era alguém que resolvia problemas’. Ora, Marina, tal como o famoso bagre de Belo Monte, também sua ‘nova política’ se alimentava no lodaçal empresarial”, diz artigo de Fernando Brito, sobre as doações da Odebrecht a Marina Silva.
Juruna desaparecido
Vence amanhã um dos últimos atestados médicos conseguidos pelo vereador Juruna. Resta saber se ele e sua assessoria jurídica vão dar um novo drible na Polícia Civil e conseguir entrar e sair de um posto de saúde sem ser visto por ninguém. Os atestados livram o vereador de faltas, e mesmo sem frequentar as sessões, Juruna, condenado, recebe seus salários de forma integral. Pobre Acre!
AMAC
A Associação dos Municípios do Acre realiza na manhã desta segunda-feira (17) sua reunião extraordinária com prefeitos do Estado. O encontro foi convocado pelo coordenador de bancada, senador Sérgio Petecão (PSD/AC). Ocorrendo justamente no momento de cortes milionários no orçamento da união.
Ministério da Saúde
Uma das pautas programadas para o encontro desta segunda-feira, entre prefeitos de todo o Acre, diz respeito ao programa ‘Mais Médicos’. Técnicos do Ministério da Saúde vão repassar informações técnicas de como ampliar o número de vagas do programa federal.
Agenda positiva
Na terça-feira (18) será a vez do secretário do Ministério da Saúde, Rogério Abdala, visitar o Acre e manter encontro com os prefeitos. Abdala faz visita à Universidade Federal do Acre, ao Núcleo Telesaúde e visita também a Unidade de Saúde da Família Maria Barroso, onde funciona uma equipe com médicos cubados e brasileiros.
Objetivo
Abdala quer conhecer de perto como funciona o programa Mais Médicos no Estado e ouvir segmentos organizados sobre os principais gargalos do programa. Uma equipe de médicos jovens do Acre, formados no exterior, prometem entregar reivindicações ligadas ao número de vagas e barreiras que impedem a inclusão de profissionais brasileiros no programa.
No Senado Federal
Alguns temas devem movimentar a pauta de votações do Senado após uma semana fraca, em que o quórum da Casa esteve esvaziado em razão do feriado da semana santa e da divulgação da lista de políticos que serão investigados com autorização do Supremo Tribunal Federal.
Pautas
Uma das principais matérias que são aguardadas para a próxima semana é a Proposta de Emenda à Constituição que acaba com o foro especial por prerrogativa de função. O texto já passou por quatro sessões de discussão no plenário do Senado, mas retornou para receber parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Casa por ter sido apensado a outra PEC sobre o mesmo tema. Há a expectativa de que a proposta seja votada na quarta-feira (19), após a leitura do parecer do senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP).
A Páscoa
Em sua tradicional mensagem de Páscoa, o papa Francisco lembrou dos desafios que atingem atualmente o mundo, como as guerras, a imigração e o desemprego. As informações são da Agência EFE. Francisco fez um apelo especial pelo Oriente Médio, pedindo “que nestes tempos, o Senhor sustente de modo particular os esforços dos que trabalham ativamente para levar alívio e consolo à população civil de Síria, vítima de uma guerra que não para de semear horror e morte”.
