Ícone do site ContilNet Notícias

Agência de Notícias do Governo do Acre sai do ar para evitar ciberataques de organização secreta

Por TON LINDOSO, DA CONTILNET

O Governo do Estado também teve de tomar medidas preventivas contra os ciberataques que aconteceram ao redor do mundo. Uma nota de esclarecimento, emitida pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Acre afirma que, por precaução, a internet corporativa foi desligada por 24 horas.

“Neste momento, o mundo todo está em alerta com a notícia de ataques de hackers a grandes organizações. Notícias veiculadas em portais de tecnologia informam que mais de 70 países já foram afetados. Pensando na segurança de dados, especialistas em tecnologia recomendam que todos os servidores dos órgãos estaduais façam backup em suas redes de dados”, diz um trecho da nota.

Os portais corporativos também tiveram suas atividades suspensas com o intuito de “evitar qualquer tipo de infecção no parque tecnológico e no banco de dados”.

A nota, assinada pela secretária Renata Silva e Souza, alertou os usuários da Internet e trouxe dicas para evitar maiores transtornos. “Aos usuários comuns, indicamos cautela em backups na nuvem. Reforçamos, ainda, que é muito importante que o Windows e o antivírus das máquinas estejam atualizados”.

O assunto foi comentado durante todo o dia de sexta-feira (12).

Entenda os ataques

De acordo com sites de notícias nacionais, ataques em larga escala ocorreram em ao menos 74 países, com ‘vírus de resgate’ que exige dinheiro, de acordo com empresa de segurança. No Brasil, sites de empresas e órgãos públicos saíram do ar. Hospitais na Inglaterra foram atingidos no início do ataque.

Sair da versão mobile