Comerciantes recebem capacitação gratuita durante a 1ª Semana de Vigilância Sanitária

Foi realizada na tarde terça-feira (23) no auditório do Centro Estadual de Educação Permanente (Cedup) a abertura oficial da 1ª Semana de Vigilância Sanitária. O evento oficializou a maratona de encontros, palestras e atividades realizadas pela Vigilância Sanitária por meio da Prefeitura de Sena Madureira.

O curso foi realizado no auditório do Centro Estadual de Educação Permanente (Cedup)

O encontro reuniu vários empresários e microempresários de diversos setores do município, também esteve presente no evento o vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Gilberto Lira (PDT), o secretário municipal de Saúde, Daniel Herculano, a representante do Ministério Público no município, Maria Zeneide Lopes da Silva, a subsecretária de Assistência Social, Fátima Mendes, e o médico veterinário Rodrigo Felici Bortolan, representando a vigilância sanitária no município.

A abertura da solenidade foi realizada pelo gerente da Vigilância Sanitária Municipal, Jeocundo Cesar Assis, que comentou sobre a estrutura das ações no município. “Se temos uma Vigilância Sanitária estruturada e suas ações benéficas para o município, devemos agradecer a gestão do prefeito Mazinho Serafim (PMDB) e ao secretário Daniel Herculano”, disse o gerente.

Nesse sentido, o gerente também falou sobre a importância da participação dos convidados e do apoio da gestão do prefeito Mazinho Serafim. “Todas as pessoas que convidamos estão participando, isso me deixa feliz. Hoje já estamos sendo reconhecidos em nível estadual”.

O evento oficializou a maratona de encontros, palestras e atividades realizadas pela Vigilância Sanitária

Além disso, Jeocundo manifestou suas expectativas para o evento: “Hoje temos mais de 100 pessoas do setor regulado participando deste encontro, isso é importante e nos deixa feliz. Quando surgiu a ideia, tivemos todo o aval do prefeito Mazinho Serafim e do secretário Daniel Herculano. No ano que vem pretendemos trazer a Vigilância Estadual e a ANVISA [agência nacional] para que venham participar conosco e conhecer a nossa realidade. Talvez quando participamos agora do Congresso possamos mostrar a nossa ideia”, disse o gerente.

Em seguida, o gerente destacou o curso oferecido gratuitamente pela gestão: “Esse curso que estamos oferecendo tem um custo em torno de R$ 700 reais por pessoa em Rio Branco. Os proprietários de restaurantes e lanchonetes estão pagando para os seus funcionários fazerem esse treinamento, mas a Prefeitura de Sena está ofertando gratuitamente! Serão 4 dias de treinamento, realizando melhorias para o empreendedor que ao final do curso receberá o certificado”, destacou.

O secretário de Saúde Daniel Herculano

O vice-prefeito Gilberto Lira comentou a importância da capacitação para os participantes do encontro. “Quando você participa de uma capacitação, você adquire um aprendizado, e isso servirá para o dia a dia de cada um, promovendo crescimento e melhorias para todos”, disse Lira, que finalizou desejando boa sorte aos participantes do curso e frisando a importância do aprendizado para o futuro dos participantes.

O secretário de Saúde, Daniel Herculano, comentou sobre o projeto, seus objetivos e sua importância para os empresários e microempresários do município: “Esse projeto é idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, que visa orientar e passar informações para as pessoas que trabalham nos ramos alimentícios, como os supermercados, açougues, bares e restaurantes, para poder qualificar ainda mais o atendimento para a população”, disse Daniel.

O secretário ainda comentou sobre a questão dos vendedores ambulantes de alimentos, que também estão participando do curso. “Os vendedores ambulantes de alimentos e lanches estão recendo esse curso muito importante para eles. Para que todos possam se qualificar vendendo de forma adequada a merenda para as nossas crianças. Também vamos tentar achar uma regularização para que eles possam exercer a profissão legalmente no município”, disse o secretário.

O vendedor autônomo, Fábio Miguel, de 32 anos, agradeceu a gestão pela participação no evento e falou da importância do aprendizado. “Já fiz um curso parecido com esse e aprendi muito, mas também aprendi muito com a minha mãe. Espero que possamos aprender e se dedicar mais e mais nessa capacitação”, disse Fábio.

O vendedor autônomo, Fábio Miguel, de 32 anos

Representando o setor de alimentos e comerciantes do município, Rodrigo Furtado, de 23 anos, falou sobre a oportunidade de participar do encontro e da sua importância: “Queria agradecer a oportunidade de ter um maior aprendizado. A gente pensa que sabe como lidar e como tratar com alimentos, mas às vezes não é da forma que pensamos, e aqui podemos aprender mais e adquirir conhecimento sobre o ramo que trabalhamos”, disse Rodrigo.

Representando o setor de alimentos e comerciantes do município, Rodrigo Furtado, de 23 anos

No fim da solenidade, os participantes já receberam a palestra com a nutricionista Janes Nuciene Oliveira, com o tema ‘Contaminantes alimentares’.

O que é a Vigilância Sanitária?

As ações de Vigilância Sanitária (VISA) devem promover e proteger a saúde da população, com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da Saúde.

PUBLICIDADE