Foi realizada na tarde terça-feira (23) no auditório do Centro Estadual de Educação Permanente (Cedup) a abertura oficial da 1ª Semana de Vigilância Sanitária. O evento oficializou a maratona de encontros, palestras e atividades realizadas pela Vigilância Sanitária por meio da Prefeitura de Sena Madureira.
O encontro reuniu vários empresários e microempresários de diversos setores do município, também esteve presente no evento o vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Gilberto Lira (PDT), o secretário municipal de Saúde, Daniel Herculano, a representante do Ministério Público no município, Maria Zeneide Lopes da Silva, a subsecretária de Assistência Social, Fátima Mendes, e o médico veterinário Rodrigo Felici Bortolan, representando a vigilância sanitária no município.
A abertura da solenidade foi realizada pelo gerente da Vigilância Sanitária Municipal, Jeocundo Cesar Assis, que comentou sobre a estrutura das ações no município. “Se temos uma Vigilância Sanitária estruturada e suas ações benéficas para o município, devemos agradecer a gestão do prefeito Mazinho Serafim (PMDB) e ao secretário Daniel Herculano”, disse o gerente.
Nesse sentido, o gerente também falou sobre a importância da participação dos convidados e do apoio da gestão do prefeito Mazinho Serafim. “Todas as pessoas que convidamos estão participando, isso me deixa feliz. Hoje já estamos sendo reconhecidos em nível estadual”.
Além disso, Jeocundo manifestou suas expectativas para o evento: “Hoje temos mais de 100 pessoas do setor regulado participando deste encontro, isso é importante e nos deixa feliz. Quando surgiu a ideia, tivemos todo o aval do prefeito Mazinho Serafim e do secretário Daniel Herculano. No ano que vem pretendemos trazer a Vigilância Estadual e a ANVISA [agência nacional] para que venham participar conosco e conhecer a nossa realidade. Talvez quando participamos agora do Congresso possamos mostrar a nossa ideia”, disse o gerente.
Em seguida, o gerente destacou o curso oferecido gratuitamente pela gestão: “Esse curso que estamos oferecendo tem um custo em torno de R$ 700 reais por pessoa em Rio Branco. Os proprietários de restaurantes e lanchonetes estão pagando para os seus funcionários fazerem esse treinamento, mas a Prefeitura de Sena está ofertando gratuitamente! Serão 4 dias de treinamento, realizando melhorias para o empreendedor que ao final do curso receberá o certificado”, destacou.
O vice-prefeito Gilberto Lira comentou a importância da capacitação para os participantes do encontro. “Quando você participa de uma capacitação, você adquire um aprendizado, e isso servirá para o dia a dia de cada um, promovendo crescimento e melhorias para todos”, disse Lira, que finalizou desejando boa sorte aos participantes do curso e frisando a importância do aprendizado para o futuro dos participantes.
O secretário de Saúde, Daniel Herculano, comentou sobre o projeto, seus objetivos e sua importância para os empresários e microempresários do município: “Esse projeto é idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, que visa orientar e passar informações para as pessoas que trabalham nos ramos alimentícios, como os supermercados, açougues, bares e restaurantes, para poder qualificar ainda mais o atendimento para a população”, disse Daniel.
O secretário ainda comentou sobre a questão dos vendedores ambulantes de alimentos, que também estão participando do curso. “Os vendedores ambulantes de alimentos e lanches estão recendo esse curso muito importante para eles. Para que todos possam se qualificar vendendo de forma adequada a merenda para as nossas crianças. Também vamos tentar achar uma regularização para que eles possam exercer a profissão legalmente no município”, disse o secretário.
O vendedor autônomo, Fábio Miguel, de 32 anos, agradeceu a gestão pela participação no evento e falou da importância do aprendizado. “Já fiz um curso parecido com esse e aprendi muito, mas também aprendi muito com a minha mãe. Espero que possamos aprender e se dedicar mais e mais nessa capacitação”, disse Fábio.
Representando o setor de alimentos e comerciantes do município, Rodrigo Furtado, de 23 anos, falou sobre a oportunidade de participar do encontro e da sua importância: “Queria agradecer a oportunidade de ter um maior aprendizado. A gente pensa que sabe como lidar e como tratar com alimentos, mas às vezes não é da forma que pensamos, e aqui podemos aprender mais e adquirir conhecimento sobre o ramo que trabalhamos”, disse Rodrigo.
No fim da solenidade, os participantes já receberam a palestra com a nutricionista Janes Nuciene Oliveira, com o tema ‘Contaminantes alimentares’.
O que é a Vigilância Sanitária?
As ações de Vigilância Sanitária (VISA) devem promover e proteger a saúde da população, com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da Saúde.