Revitalizando o Programa de Readequação da Malha Viária de Rio Branco (REVI), foi assinado na manhã desta quarta-feira (10), na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), convênio entre a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado.
Esta é a primeira de uma série de parcerias planejadas entre as duas instituições para 2017. Avaliado em mais de R$ 600 mil, o convênio permite a execução de 20 intervenções em vias de Rio Branco, além da instalação de mais de mil placas de sinalização na cidade.
“Em 12 anos, o trânsito da cidade cresceu além do esperado. Em 2005, eram contabilizados pouco mais de 50 mil veículos. Hoje, esse número ultrapassa 150 mil. Rio Branco, por possuir uma malha viária com distribuição irregular, sofre com a falta de fluidez no trânsito”, explicou o prefeito Marcus Alexandre.
“Essas alterações serão eficazes graças à participação da ação municipal. Queremos possibilitar que os motoristas e pedestres tenham mais segurança e uma otimização do tempo dentro do trânsito. Presenciamos congestionamentos que podem ser evitados com o planejamento adequado”, afirmou o atual diretor do Detran/AC, Pedro Longo.
A meta final é garantir, através da melhor mobilidade e fluidez no trânsito, uma diminuição de estresse e de acidentes. Os principais pontos de intervenção do REVI incluem a Avenida Ceará, o bairro Sobral e ruas estratégicas para garantir que o trânsito seja mais fluido nos horários de maior movimentação, incluindo os transportes públicos, que recebem mais de 100 mil passageiros por dia.