
Arianne Mello
Política não
“Sou prima de um deputado federal, mas não tenho nenhuma pretensão política, querido”, uma das respostas mais picantes da rápida entrevista concedida a esta coluna pela terceira colocada no ‘Miss Brasil Plus Size’, a fofinha acreana Arianne Mello.
BR-364 na pauta
A repercussão sem precedentes da entrevista com o diretor do DNIT, Thiago Caetano, mostra o quanto o assunto BR-364 está no cotidiano.
Já escrevi outras vezes que essa estrada vai decidir o futuro do Acre.
Nada de amadorismo
Reunião realizada na última sexta-feira começou a dar uma nova configuração à oposição. Pelo que pude ver, será dada importância a operações de bastidores jamais realizadas nos últimos 20 anos. Fim da era amadora.
Casamento
DEM e PSDB estão mais que namorados, estão casados no Acre. Do grupo, vem como opção para a disputa majoritária: Tião Bocalom, Alan Rick e Major Rocha.
Gladson na mira
“O PT vai apelar daqui até as eleições. Se eu tossir já correrei risco de ser atacado”, disse o senador Gladson Cameli (PP) à coluna.
Reforço
Toinha Gadelha, ex-vice-prefeita de Epitaciolândia, é um dos reforços na administração do prefeito Zum Barbosa (PSDB), de Assis Brasil. Ela chefia o gabinete.
Nome esquecido
Esta coluna foi informada que o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), anda satisfeito em ter tido seu nome retirado, ao menos por enquanto, das discussões sobre a disputa pelo governo em 2018. Assim, a atuação dele na administração da Capital parou de ser medida.
Sorte dos buracos.
Venda das casas
Furo desta coluna, a transferência do caso da venda das casas da Sehab da Justiça estadual para a Federal, as investigações podem ser refeitas e novas figuras podem surgir no inquérito. É o que garante um dos investigados.
Antônio Pedro
Ampliando a base
Ciente de que não pode esperar apenas por Xapuri para garantir sua reeleição, o deputado Antônio Pedro (DEM) partiu para o Juruá. Durante todo o fim de semana ele visitou ao menos três municípios daquela região.
Federal pelo PRB
Depois de perder Alan Rick, o PRB do Acre deverá preencher a lacuna com outro nome em busca de outra cadeira em Brasília, pela Frente Popular. Favorito: o presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Manuel Marcos.
Mais deputados
Opinião convergente na oposição: se fizerem duas chapas para deputado federal, correm o risco de elegerem três, estourando quatro. Em um chapão, correm o risco de eleger cinco parlamentares e superar, finalmente, a Frente Popular, desde 1998.
Favorito
Se é verdade que o eleitor vai fazer uma revolução nas urnas em 2018, optando por gente com nome limpo e novo, o líder dos movimentos ‘Fora Dilma’ e ‘Vem pra Rua’, Renê Fontes, vira franco favorito na disputa para deputado estadual.
Líder do movimento #VemPraRua Renê Fontes
Cuba libre
Conversei esta semana com um médico cubano que trabalha na fronteira do Acre. Falamos sobre muitos assuntos, inclusive sobre a abertura política no país dele. Sobre isso, ele disse: “Mesmo o Brasil estando nessa situação, ainda é melhor aqui do que em meu país, mas jamais cite meu nome, por favor”, não citarei mesmo.
Retorno de Jedi
Ex-deputado federal já esquecido no mundo da política, o fazendeiro e agrimensor Sérgio Barros prepara seu retorno. Deverá disputar o pleito para deputado federal, provavelmente pelo DEM, em 2018.
Sucupira
Ao determinar desfile de dez ambulâncias recém adquiridas pelo Estado nas ruas de Rio Branco, o Governo do Acre admite: está ciente de sua reprovação popular.
Mensagem do Vagner Sales
Militante político da oposição em Brasileia, o empresário Joaquim Lira anda orgulhoso pelo convite que recebeu do ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), para apoiá-lo na disputa ao Senado. “Está aqui a mensagem dele no meu ‘zap’ pedindo meu apoio para ele na disputa pelo Senado”, mostrava ontem em Rio Branco.
Sem brincadeira
Vagner Sales não está brincando quando diz que disputará o Senado, só não tem certeza porque tem problemas na Justiça. Mas se não der certo, quando nada, com uma mensagem dessas, garante um futuro apoio para a filha, deputada federal Jéssica Sales (PMDB). Tendo em vista que o Lira será importante no Alto Acre.
Resposta ao governo
As execuções recentes em Rio Branco foram apenas uma resposta da bandidagem à fala do secretário Emylson Farias, feita semana passada, por meio da qual ela dava como certo de que o governo teria dominado o crime.
Contato da coluna
Reclamações e denúncias, além de informações sobre venda de terras no Acre, podem ser feitas pelo telefone 99922-2118 ou pelo e-mail evandrocordeiro.acre@gmail.com.

